28 de maio de 2014

Cheesecake de cerejas e morangos


Já anteriormente partilhei aqui esta receita, mas esta versão tem uns pequenos ajustes e uma cobertura diferente. A combinação das cerejas com os morangos, mais um cheesecake de sabor a limão, foi a combinação perfeita! É uma óptima sugestão para uma sobremesa de almoço de fim-de-semana. No entanto, aconselho a confeccionar com um dia de antecedência, de modo a que fique com a consistência no ponto. Experimentem!

Ingredientes para a base
40g de amêndoas
100g de farinha de trigo
55g de açúcar
90g de manteiga fria

Ingredientes para o recheio
300g de queijo mascarpone
500g de ricotta fresco
4 ovos
290g de açúcar
Sumo de 1 mais ½  limão
½ colher de chá de extracto de baunilha
1 mais ½ colher de sopa de amido de milho
1 mais ½ colher de sopa de água

Cobertura
100g de cerejas descaroçadas
100g de morangos arranjados
50g de açúcar baunilhado
½ limão ( sumo)

Preparação
Para preparar a compota, colocar as cerejas e os morangos num tacho de fundo pesado, juntamente com o açúcar e o limão. Levar a lume brando até o açúcar estar bem derretido. De seguida, aumentar a temperatura do lume e deixar levantar fervura, deixando ferver durante 5 minutos. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 150ºC. Para confeccionar a base, colocar as amêndoas num robô de cozinha e triturar. Juntar a farinha, o açúcar e a manteiga, triturando até ficar homogéneo. Depois, forrar o fundo de uma forma de aro de 20 centímetros, com papel vegetal. Colocar a mistura na forma, pressionar suavemente com uma colher e alisar. Levar ao forno durante 15 minutos. De seguida, reservar. Colocar numa batedeira o queijo mascarpone, o ricotta, os ovos, o açúcar, o sumo e a baunilha e misturar a velocidade média. Dissolver o amido na água e adicionar ao creme, voltando a bater até tudo ficar homogéneo. Untar as laterais da forma com um pouco de manteiga e colocar depois o recheio sobre a base. Cozer durante cerca de uma hora, a 150ºC. Desligar o forno e deixar ficar o bolo no forno durante uma hora, com a porta fechada. Por fim, levar ao frigorífico até ficar fresco. Distribuir a compota na hora de servir.

5 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.