17 de abril de 2014

O folar desta Páscoa



Como tem sido habitual aqui no cantinho, trago-vos nesta época uma receita de folar. Este ano estava muito indecisa com a receita que iria fazer mas, após uma busca intensiva na net, encontrei esta no Figo Lampo e, como os olhos também comem, fiquei logo presa às imagens. Adoro o dito blogue, pois tem sempre umas sugestões fantásticas. O folar deixou um aroma fantástico pela casa, além de ter uma textura ‘fofinha’ e derreter-se na boca! E deste modo vos desejo uma santa e doce Páscoa.   

Ingredientes
      Massa
125g de açúcar amarelo
1 laranja pequena (casca + sumo)
2 ovos
100ml de leite
100ml de chá (mistura de pau de canela e colher de café de erva doce)
1 cubo de fermento de padeiro fresco
40g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
1 colher de sopa de banha
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sobremesa de erva-doce em pó
600g de farinha sem fermento
1 pitada de sal
      Calda
2 colheres de sopa de mel
50g de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher sopa de canela em pó
      Recheio
Açúcar baunilhado q.b.
Canela em pó q.b.
Manteiga q.b. 
  
Preparação
Untar uma forma de alumínio (de 18cm) com manteiga, forrar com papel vegetal (deixar um rebordo de 5 cm de papel para fora da forma) e voltar a untar com manteiga. Preparar o chá de canela e erva-doce e reservar.
Numa tigela grande, colocar o chá ainda morno e o fermento de padeiro e dissolver com uma colher de pau. Adicionar o açúcar, os ovos, a raspa e sumo da laranja e o leite, envolvendo tudo muito bem. Por fim, adicionar a banha, a manteiga a farinha, a canela e a erva-doce. Amassar tudo manualmente, até deixar de pegar às mãos (se necessário, adicionar mais farinha). Tapar a tigela de modo a ficar abafada e deixar a massa levedar durante 4 horas.
Preparar a calda levando ao lume todos os ingredientes e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Estender a massa de modo a obter um rectângulo grande e fino. Polvilhar com açúcar e canela e colocar pequenas nozes de manteiga. Dobrar as pontas da massa para dentro, voltar a polvilhar e colocar manteiga. Enrolar a massa no sentido longitudinal, colocar no centro da forma e deixar a massa levedar durante mais 30 minutos. Deitar a calda por cima, tapar com papel de alumínio e levar ao forno durante 50 minutos. A meio do tempo, retirar o papel.


1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.