12 de setembro de 2013

Filetes de salema com puré de cenoura


Numa ida à peixaria, encontrei este peixe a um preço muito barato, pelo menos para o preço a que costuma estar hoje em dia. Como, normalmente, estes peixes mais baratos costumam ter um sabor esquisito junto à barriga, tipo “lodo”, fiquei na dúvida se comprava. Mas fiquei com curiosidade de experimentar, por isso pedi para retirar os filetes e o resto não aproveitei.
O resultado final não foi negativo, pois de consistência é um peixe carnudo e não muito seco. Já de sabor, a opinião cá em casa não foi muito unânime: o homem até gostou, eu não fiquei muito convencida. Mas, de facto, no que se refere a peixe eu sou muito esquisita…  Experimentem e digam da vossa justiça!

Ingredientes
2 filetes de salema
½ limão
Coentros secos moídos
Sal q.b.
Alecrim fresco picado
Azeite q.b.
1 noz de manteiga

Ingredientes para o puré
800g de batata cortada em pedaços
2 cenouras cortada em pedaços
300ml de leite
30g de manteiga
1 dente de alho
Sal q.b., pimenta q.b. e noz-moscada q.b.


Preparação do puré
Colocar as batatas e as cenouras, partidas em pequenos pedaços, num tacho, juntamente com o alho. Cobrir com água e temperar com sal. Levar ao lume e deixar cozer até as batatas e as cenouras estarem macias. Escorrer e reduzir a puré no passe-vite. Adicionar o leite e a manteiga e mexer muito bem, até se obter um preparado liso e cremoso. Temperar com pimenta moída na hora e com noz-moscada.

Preparação do peixe
(Nesta ocasião, como os filetes eram muito compridos cortei-os ao meio) Dar uns golpes na pele do filete, temperar com um fio de azeite, sumo de limão e os coentros moídos e deixar marinar cerca de uma hora. Temperar o peixe com sal apenas na hora de fritar. Aquecer uma frigideira com um fio de azeite e a manteiga e fritar o peixe, cerca de 3 minutos de cada lado. Começar a fritura com a pele para baixo e pressionar para não encarquilhar.

Servir o peixe com o puré, polvilhar com alecrim fresco picado e acompanhar com tomate cereja. 

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.