13 de setembro de 2013

Sobremesa para verdadeiros gulosos


Desde já um aviso: esta sobremesa é imprópria para pessoas que não gostam de sobremesas muito doces. Porque é realmente muito doce, uma explosão de sabores que nos deixa “atordoados”! No entanto, comido em pequenas quantidades, é um manjar dos deuses quase sem igual.
Foi uma sobremesa improvisada, com algumas coisas que tinha no frigorífico e que tinham sobrado de outras sobremesas. E o resultado foi este: uma bomba de sabores, extraordinariamente calórica, para dias muito especiais… Experimentem!

Ingredientes
Doce de leite
1 litro de leite
500g de açúcar
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa (rasa) de farinha  maizena

Brigadeiro de chocolate branco
1 lata de leite condensado
200ml de natas
1 colher sopa de manteiga sem sal
100g de chocolate branco (picado)

Biscoitos amaretti
1 café expresso forte

Preparação do doce de leite
Numa panela de fundo pesado, colocar o leite, o açúcar, o bicarbonato e a farinha maizena. Levar a lume brando e ir mexendo com uma vara de arames. Lentamente, irá passar de branco para amarelado, ficando depois acastanhado, até resultar numa cor de caramelo forte (este processo pode levar cerca de 2 horas). Depois de pronto, colocar em frascos esterilizados e guardar no frigorífico até utilizar.
Preparação do brigadeiro de chocolate branco
Numa panela de fundo pesado, colocar todos os ingredientes. Levar a lume brando e, com vara de arames, ir mexendo até ficar espesso, mas não muito grosso.

Preparação da sobremesa
Tirar um café expresso e deixar arrefecer. Em cada tigela individual, colocar uma colher de sopa bem cheia de doce de leite. De seguida, colocar em cada uma 8 biscoitos amaretti, previamente passados pelo café até ficarem ligeiramente ensopados. Finalizar com uma camada generosa de brigadeiro branco. Levar ao frigorifico durante pelo menos 3 horas antes de servir.


6 comentários :

  1. Em pequenas quantidades deve ser mesmo uma tentação!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou uma verdadeira gulosa, isso quer dizer que posso levar uma tacinha?!

    ResponderEliminar
  3. Que sobremesa linda!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tão lindas!!
    Uma verdadeira tentação!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Oi Somi, em algns dias específicos queremos alguma coisa assim gostosa e doce.Deve ter ficado uma loucura de gostoso.Adorei.Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.