11 de março de 2013

Pão integral com sementes


O pão é daqueles alimentos que não pode faltar cá em casa. Apesar de gostar, como-o em pouca quantidade, mas o homem cá de casa não vive sem pão. Logo, tento o máximo possível confeccionar em casa, umas vezes na máquina do pão, outras mesmo à mão.
Para quem pensa que fazer pão em casa é uma tarefa muito complicada, posso garantir que não é, basta apenas perderem um pouco do vosso tempo. E vale muito a pena todos os minutos despendidos, quando se tira um pãozinho quentinho do forno.  Assim, trago-vos mais uma receita de pão: um pão encorpado, cheio de sabor e muito crocante. Experimentem!

Ingredientes
290g farinha de trigo integral
150g farinha tipo 65
280g leite
25g manteiga sem sal derretida
5g sal
10g açúcar mascavado
25g fermento padeiro fresco
20g semente de linhaça
20g semente de sésamo
20g semente de girassol
20g de sementes de abóbora
20g de sementes de papoila
Leite para pincelar q.b.
  
Preparação
Dissolver o fermento num pouco de leite, ligeiramente morno. Na taça da batedeira, colocar as farinhas, juntamente com o sal e o açúcar. Abrir uma cavidade ao meio e adicionar a manteiga derretida, o fermento e o restante leite ligeiramente morno. Levar a amassar na batedeira (com as pás próprias de amassar) e, quando a massa estiver quase a despegar das laterais, adicionar as sementes, excepto as de papoila. Deixar amassar durante mais alguns minutos. Tapar a tigela com um pano e deixar levedar cerca de 45 minutos, até a massa ter dobrado de volume (eu costumo colocar uma manta polar por cima).
Ligar o forno a 50ºC. Polvilhar uma forma de bolo inglês com farinha, retirar a massa da tigela e, usando os dedos, amassar uma bola de massa até formar um rectângulo. Colocar a massa na forma e colocar no forno durante mais 20 minutos, para levedar. Ao fim desse tempo, retirar a massa e aumentar a temperatura do forno para 180ºC. Pincelar a massa com um pouco de leite e polvilhar com as sementes de papoila. Voltar a colocar no forno, na grelha no meio, e por baixo colocar um tabuleiro com água fria (a água vai deixar o pão com uma crosta estaladiça). Deixar o pão cozer durante cerca de 25 minutos. Retirar do forno e, passados uns minutos, desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

3 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.