22 de março de 2013

Tarteletes de mousse de morango


Para finalizar em beleza mais uma semana, trago uma sobremesa para vos alegrar. E porque os olhos também comem, e as cores vibrantes trazem alegria e fazem lembrar a Primavera (embora ela teime em não aparecer…), hoje os morangos vêm espalhar alegria.
Cá em casa, pelo menos, arrancaram muito sorrisos de satisfação. Por isso, experimentem e levem um pouco da Primavera às vossas mesas!

Ingredientes
150g de farinha
75g de manteiga fria, em pedaços pequenos
35g de açúcar em pó
1 gema de ovo
75ml de leite
1 pitada de sal
125g de queijo mascarpone
100g de compota de morango (utilizei compota caseira feita por mim)
1 colher de sopa de açúcar em pó
Morangos
Açúcar em pó

Preparação
Peneirar a farinha com o açúcar sobre a bancada da cozinha. Fazer um monte e, no meio deste, uma cova. Deitar nesta a gema, o leite e uma pitada de sal e mexer ligeiramente em círculo. Juntar de seguida a manteiga, cortada em bocadinhos, e trabalhar a massa em ‘areia’. Fazer uma bola e, de seguida, colocar no frigorífico embrulhada em película aderente durante 30 minutos. Estender a massa com o rolo e, com esta, cobrir a forma de quiche de 25cm de diâmetro ou formas de tarteletes. Deixar repousar no frigorífico durante mais 15 minutos e picar com um garfo, para que não suba durante a cozedura. Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 15 minutos, deixar depois a  arrefecer sobre grelhas.
Bater o queijo com a compota de morango e o açúcar, levando depois ao frigorífico durante 2 horas. Distribuir a mousse pelas tarteletes, guarnecer com morangos e polvilhar com açúcar em pó. 

7 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.