21 de março de 2013

Empada folhada de frango e cogumelos


Quem me conhece sabe que adoro livros de culinária e, pelo meu aniversário, fui presenteada com mais alguns para a minha biblioteca. O que faço hoje para o jantar? da Joana Roque foi um dos livros que recebi e de lá retirei esta receita. Claro que com algumas adaptações, pois tenho o ‘defeito’ irremediável de não seguir as receitas à risca.
Esta receita é óptima para aproveitamento de frango, simples de fazer e muito saborosa. Experimentem!

Ingredientes
1 placa de massa folhada fresca rectangular
1 chávena almoçadeira (bem cheia) de sobras de frango assado
2 dentes de alho
1 lata de cogumelos
150ml de leite
1 colher bem cheia de farinha
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa bem cheia de salsa fresca picada
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 gema para pincelar

Preparação
Laminar os cogumelos e reservar. Picar os dentes de alho e levá-los ao lume, num tacho com azeite. De seguida, acrescentar os cogumelos, a salsa e o tomate e deixar cozinhar durante 5 minutos. Adicionar depois o frango desfiado e polvilhar com farinha. Envolver tudo muito bem e juntar o leite, deixando engrossar em lume brando. Temperar com sal e pimenta e deixar arrefecer completamente. Estender a massa folhada e dividir em duas partes. Seguidamente, distribuir o recheio no meio de uma metade e sobrepor com a outra. Com a ajuda de um garfo, “calcar” as bordas da massa, de modo a que o recheio não possa escapar. Por fim, pincelar a massa com a gema de ovo e levar ao forno a 200ºC, durante cerca de 25 minutos. 

3 comentários :

  1. Que maravilha, adoro tudo que leva massa folhada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia!
    Quando vi este folhado que tem tão bom aspecto fiquei logo com água na boca...deve de estar tão bom!!


    Beijinhos.

    Maria. A. Lopes.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.