18 de março de 2013

Bolinho para mim, receita para vocês



Completei 35 primaveras neste fim-de-semana. Como não posso partilhar com todos aqueles que visitam o meu cantinho uma fatia do meu bolo, aqui partilho a sua receita.

Bolo de chiffon com mousse de limão (baptizado pela minha sobrinha de «Monte Branco»)

Ingredientes para bolo
10 ovos (claras e gemas separadas)
375g de açúcar
310g de farinha para bolos com fermento
75ml de óleo vegetal
Sumo de ½ limão
Raspas da casca de 1 limão
100ml de água
½ colher de chá de cremor tártaro
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal


Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa frigideira anti-aderente, em lume muito brando, tostar ligeiramente a amêndoa e reservar. Forrar o fundo de quatro formas redondas de 20cm com papel vegetal, mas não untar as ditas formas.
Numa tigela média, misturar as gemas, o óleo, o sumo de limão, as raspas de limão e a água. Bater as claras com o cremor tártaro, em velocidade média, até fazerem espuma. Aos poucos, juntar 100g do açúcar e continuar a bater até formar picos moles.
Peneirar a farinha, o açúcar restante, o bicarbonato e o sal numa tigela bem grande e misturar tudo. Fazer um buraco no centro e nele despejar a mistura de gemas. Mexer, com uma colher de pau, até formar uma pasta. Juntar ¼ das claras batidas e misturar de baixo para cima, levemente, para dar leveza à massa. Adicionar as claras restantes e misturar delicadamente. Dividir a massa entre as formas preparadas.
Levar ao forno durante 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Deixar os bolos arrefecerem completamente. Para desenformar, passar uma faca nas laterais das formas e invertê-las, de modo a soltar os bolos. Retirar o papel manteiga com cuidado.

Recheio
1 embalagem de mascarpone
2 colheres de sopa de açúcar em pó
1 chávena de chá de lemon curd

Lemon curd
200ml de sumo de limão
3 ovos
150g de açúcar
75g de manteiga
1 colher de sopa (bem cheia) de amido de milho (Maizena)
Raspas de 1 limão

Num tacho de fundo espesso, bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Adicionar o sumo e raspas de limão, a manteiga e o amido de milho. Levar a lume médio-baixo, mexendo sempre com um fouet, até engrossar. Deixar arrefecer  e colocar no frigorífico até usar.

Mousse de Limão
Bater com um fouet o mascarpone, o açúcar e o lemon curd. Reservar no frigorífico durante, pelo menos, 1 hora.

Montagem do bolo: colocar um dos bolos num prato ou suporte. Espalhar a mousse, colocar o segundo bolo, barrar novamente com a mousse e assim consecutivamente, até finalizar com o último. Cobrir o bolo todo com chantily e levar ao frigorífico durante, pelo menos, 3 horas.

7 comentários :

  1. Parabéns!!!! Eu fiz 36 no dia 9, mas ontem comemorei em grande com os meus amigos lá em casa. Sim, porque no dia 9 a festa foi só para a familia (o meu aniversário tem sempre vários dias de festejos lol!)

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns!
    O bolo ficou fantástico :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns :)
    O bolo ficou lindo, e com certeza delicioso!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns! Pelo aspecto so pode ter ficado maravilhoso. Fico a pensar como teria ficção Pr dentro, hummmmmm

    ResponderEliminar
  5. Somi querida, me desculpe pelo atraso nos parabéns, ando sem tempo de fazer todas as visitas, mas te desejo toda a felicidade e saúde do mundo.Que você tenha longos e felizes anos.Parabéns minha linda.Beijos.E que bolo maravilhoso.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.