1 de fevereiro de 2013

Salmão com crosta de sementes de sésamo



Esta receita foi confeccionada ‘a pedido’ do homem cá de casa, pois um dia destes comentou comigo que já tinha saudades de comer salmão com crosta crocante. No decorrer da conversa também referiu que eu raramente repito as receitas que coloco no blogue… Fiquei a pensar no assunto e, na realidade, ele tem razão. Também vos acontece isso?...
A razão será, provavelmente, o facto de almoçarmos quase todos os dias fora de casa. Dado que muitas vezes o jantar é sopa, sobram-me muito poucas refeições para confeccionar e o desejo de experimentar receitas novas não deixa muitas oportunidades para repetir receitas.

Ingredientes
1 rabo de salmão (escalado e sem espinha)
1 laranja
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mel de laranjeira
2 colheres de sopa de azeite
Sementes de sésamo q.b.
Cenouras grandes
Batatinhas para assar
2 hastes de tomilho fresco
Sal q.b.

Preparação
Dentro de um saco plástico (utilizo os de congelação), colocar o sumo da laranja, o azeite e o molho de soja. Fechar o saco e abanar bem o mesmo, de modo a que os líquidos se misturem convenientemente. Colocar o peixe dentro do saco, fechar bem este e reservar no frigorifico durante, no mínimo, uma hora.
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Descascar as cenouras e cortar em palitos grandes. Regar um tabuleiro refractário com azeite, colocar neste as batatas e as cenouras, temperar com tomilho fresco, sal e um pouco mais de azeite. Levar ao forno durante cerca de 25 minutos. Ao fim deste tempo, retirar o salmão da marinada, colocar num tabuleiro revestido com papel de alumínio e regado com um pouco de azeite. Polvilhar o peixe com as sementes de sésamo e levar ao forno durante 25 minutos. As batatas são colocadas previamente, porque demoram cerca de 50 minutos a assar, enquanto que para o peixe bastam 25 minutos. 

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.