quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rolo de carne com queijo, manjericão e tomate seco

A receita que vos trago hoje é do chef Jose Avillez, tendo sido apresentada no seu programa “Ao lume”. Não é dos meus programas de culinária preferidos, mas gosto da maneira muito calma e explícita como ele demonstra as suas receitas e, por muito longas que sejam e por muitos passos que sejam necessários, confeccioná-las nunca parece um bicho-de-sete-cabeças. Quanto a este rolo, de sabor ficou muito saboroso, pois o manjericão e o tomate seco fazem toda a diferença e são os elementos que se destacam.  Experimentem e vão ver que vale a pena!

Ingredientes (4 doses)
500g de carne de vaca picada
250g de carne de porco picada
10g de miolo de pão
165ml de leite
1 Gema de ovo
2 dentes de alho picado
1 cebola picada
1 colher de chá de molho inglês
200g de Mozzarella de búfala
Tomate seco q.b.
Manjericão q.b.
Pão ralado q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação
Num copo misturador, triturar o miolo de pão com o leite. Numa taça, colocar as carnes, o pão triturado com o leite, a gema de ovo, o alho bem picado, a cebola picada, o molho inglês, sal e pimenta. Com as mãos, misturar tudo muito bem e reservar. Cortar a mozzarella em rodelas e depois em pedaços, cortar o tomate seco em juliana e picar o manjericão grosseiramente. Colocar tudo numa taça e misturar bem (esta mistura será o recheio do rolo de carne).
Borrifar a bancada com gotas de água e, por cima, esticar duas camadas de película aderente lado a lado, colocando uma terceira camada de película aderente ao centro. De seguida, passar um pano por cima e retirar o ar que possa estar por baixo da película. Distribuir a mistura da carne por cima da película, de forma uniforme, e colocar o recheio ao centro, sem deixar que chegue muito até às pontas. Depois, com a ajuda da película, fechar o rolo, pressionar ligeiramente e rolar. Colocar no frigorífico durante 20 minutos. Quando o rolo de carne estiver firme, colocar num tabuleiro de ir ao forno e polvilhar com pão ralado. Levar ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante 45 minutos. Retirar do forno, deixar arrefecer, cortar em fatias e servir. Acompanhar com batatas crocantes com tomilho. 

7 comentários :

  1. Adoro esta combinação de ingredientes...É de facto um rolo de carne delicioso!*

    ResponderEliminar
  2. Este rolinho de carne ficou uma delicia :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. adorei este rolo de carne. Está com um aspecto fabuloso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro rolo de carne..e o teu está maravilhoso!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Tb nao sou particularmente fã desse programa, mas ja estou como tu, a calma dele quase que faz parecer que a culinaria é a coisa mais simples do mundo e que todos sabem cozinhar...
    Quanto ao rolo, gostei mais do teu do que do dele, deve ser bom sinal :-). Muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  6. Oi, tb é um dos meus chefs preferidos.
    Adorei este rolo de carne.
    Boa noite, Susana

    ResponderEliminar