10 de janeiro de 2013

Sericaia


O doce que vos trago hoje foi um que fez parte da minha mesa de Natal. Este ano não confeccionei muitos doces: primeiro porque já andávamos em festa há cerca de 2 semanas, devido ao meu casamento e ao aniversário da minha mãe (e já estávamos enjoados de tantos doces…), segundo porque o tempo disponível foi escasso.
Fiz então esta sericaia, a pedido da minha mãe, um doce típico alentejano e que provavelmente muito de vocês já conhecem. Simples ou comido com ameixas de Elvas, acho-o mesmo muito saboroso. Assim, partilho convosco mais uma versão, experimentem!

Ingredientes
5 ovos
200g de açúcar
4dl de leite
60g de farinha
1 pau de canela
Casca de 1 limão
Canela em pó q.b.

Preparação
Ferver o leite com o pau de canela e a casca de limão, durante 1 minuto. Retirar a casca e o pau de canela e reservar até ficar morno. Bater as gemas com o açúcar durante cerca de 5 minutos, até ficarem fofas e esbranquiçadas. Adicionar a farinha peneirada e, de seguida, colocar esta mistura no leite morno, misturando tudo muito bem. Levar ao lume brando sem parar de mexer, até que se forme um creme liso e consistente. Deixar amornar e, nesse intervalo de tempo, bater as claras em castelo bem firmes, adicionando-as ao creme, com cuidado e sem bater, como se de um souflé se tratasse. Dispor colheradas de massa do centro para as laterais, na tigela de barro pré-aquecida, e polvilhar com canela. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 220ºC, durante cerca de 25 minutos, reduzindo para 180ºC após os primeiros 10 minutos. Servir com ameixas de Elvas ou simples (cá em casa comemos sem mais nada). 


8 comentários :

  1. Não é uma sobremesa que aprecie, mas gostei do aspecto dessa que mostras, acho que provava!!!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro sericaia mas prefiro simples, sem as ameixas de Elvas :)

    ResponderEliminar
  3. Fiz uma vez apenas e gostei muito.
    A tua ficou excelente.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de sericaia, e prefiro a simples. A tua tem bom aspecto.
    Também publiquei à pouco tempo no meu blog uma receita de sericaia.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Oi Somi, nunca comi sericaia, mas morro de vontade e sua receita me fez ter mais vontade ainda.Beijos querida, tenha uma bela sexta.

    ResponderEliminar
  6. Adoro sericaia. É um doce muito apreciado aqui no Alentejo.
    bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.