7 de janeiro de 2013

Pernas de frango com manteiga de ervas e arroz de pinhões


O tempo durante a semana tem sido pouquíssimo para cozinhar. Assim sendo, as refeições rápidas têm reinado cá por casa, de preferência as que possa deixar a confeccionar e consiga realizar outras coisas ao mesmo tempo. E a vantagem das comidas de forno é mesmo essa...
Devem estar a pensar que o forno gasta imenso, e tal é verdade, mas o que faço cá em casa para me sentir menos culpada é rentabiliza-lo ao máximo. Normalmente, faço duas coisas ao mesmo tempo: por exemplo, costumo assar as maçãs enquanto faço os assados, ficando logo com sobremesa pronta. Além disso, aproveito para fazer o acompanhamento no forno ao mesmo tempo, evitando assim ligar o fogão.  Aproveito ainda que o forno já está quente e faço um bolo logo a seguir. Assim, vou fazendo a minha poupança com o forno cá de casa.
Para comer estas pernas de frango, que ficaram bastante saborosas, vale bem a pena ligar o forno. Resultaram bem estaladiças e, com a carne bem macia a desfazer-se, ficaram fantásticas. Experimentem!

Ingredientes  (2 doses)
2 pernas de frango
2 ‘nozes’ de manteiga de ervas 
Sumo de ½ limão
Sal q.b.
Azeite q.b.
Alecrim q.b.
1 chávena de café de arroz (bem cheia é o suficiente para 2 pessoas)*
1 chalota picada muito finamente
2 chávenas de café de água quente
1 colher de sopa bem cheia de pinhões
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Num tabuleiro regado com um fio de azeite, colocar as pernas de frango e temperar com sal, limão e alecrim picado. Colocar uma ‘noz’ de manteiga de ervas por cima de cada perna e levar ao forno durante 40 minutos (a meio do tempo virar as pernas, para tostar dos dois lados).  
Para preparar o arroz, colocar a chalota picada num tacho com um pouco de azeite e deixar alourar. De seguida, adicionar o arroz e os pinhões e deixar fritar. À parte, ferver a água e, depois do arroz estar frito, ir deitando a água, mexer e deixar cozer o arroz. Quando estiver quase cozido, apagar o lume e deixar por mais 5 minutos em repouso.

* Normalmente, quando faço arroz cá em casa, costumo fazer logo 4 doses. Assim, aproveito e já tenho arroz para outra refeição, poupando no gás e no tempo.  


4 comentários :

  1. Excelente refeição! Tem mesmo bom aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de frango e achei essas pernas uma delicia.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Oi somi!
    já sigo seu blog a um bom tempo, e é sempre muito bom ver suas receitas.
    bjs Vivi.
    meu blog (cozinhando com retalhos)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.