23 de janeiro de 2013

Bolo de fécula de batata com creme pasteleiro



Esta foi a primeira vez que utilizei fécula de batata para preparar um bolo e fiquei bastante satisfeita com o resultado final, pois o bolo ficou muito fofinho e saboroso. A receita foi retirada de um dos meus blogues de pastelaria favoritos, nomeadamente o “Flagrante Delícia”. Para quem não conhece, recomendo que dêem uma espreitadela, pois é mesmo uma tentação. Quanto ao creme de pasteleiro, retirei de outro blogue que costumo visitar, o “Bolinho de Sábado”. Ficou uma combinação muito boa, sendo certamente um bolo a repetir várias vezes cá por casa. Experimentem também!

Ingredientes para o bolo
12 ovos
375g de açúcar
240g de fécula batata

Ingredientes para o creme pasteleiro
500ml de leite
4 ovos
125gr de açúcar
40gr de amido de milho
15gr de farinha custard

Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e forrar o fundo de um tabuleiro 30*30 com papel vegetal. Bater as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos e, de seguida, bater as claras em castelo. Peneirar a fécula sobre a massa aos poucos, misturando suavemente. Misturar um 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo. Misturar as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula, e levar a cozer durante cerca de 25 minutos. A fim desse tempo, retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma grade, antes de desenformar.

Preparação do creme
Num tacho, levar ao lume o leite a aquecer. Numa tigela, misturar os ovos, o açúcar, a maizena e a farinha custard com ajuda de uma vara de arames, e adicionar este preparado ao leite quente, mexendo sem parar com a dita vara, até engrossar. Colocar numa tigela de vidro, deixar arrefecer e mexer de vez em quando, de modo a não solidificar. 

Colocar uma metade de bolo num prato, espalhar por cima uma porção de creme e colocar a outra metade por cima. Cobrir completamente o bolo com o creme e polvilhar abundantemente com coco ralado.

Fonte da receita do bolo: Flagrante Delícia 
Fonte da receita do creme: O bolinho de sábado

14 comentários :

  1. Este bolo fica muito fofo pelo que sei. Um dia destes tenho de experimentar.
    Esse está 5 estrelas.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo muito bonito ótima apresentação e com um aspecto delicioso.
    Que pena não podermos comer uma fatia dessa delicia!!!


    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolinho! Gostei imenso. :)
    É uma receita a fazer... Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão lindo este bolo! Que delícia. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Um bolo fantástico! Adorei a tua sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro este bolo também, se bem que a minha receita é diferente... Ainda 3a feira o fiz para o aniversário da minha mãe :)

    ResponderEliminar
  7. Que belo bolinho, já ha algum tempo que ando com vontade de fazer bolo de fécula de batata, depois de ver este, tenho mesmo que fazer:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, o bolo tem um aspecto muito bonito e apetitoso. A fécula de batata torna os bolos muito leves e fofinhos, também já fiz alguns e gosto muito.
    Beijinhos~
    Celeste

    ResponderEliminar
  9. parabéns....está realmente bonito...até me faz lembrar as nuvens..........

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.