8 de janeiro de 2013

As bolachas coloridas



Quando encontrei uma imagem destas bolachas no Pinterest, fiquei logo com vontade de experimentar. Ficam muito bonitas e, embora as minhas tenham ficado ligeiramente douradas demais, valeu bem a pena o tempo despendido para a sua elaboração.
Parece um processo complicado e demorado, mas na realidade a sua elaboração não é assim tão complicada. Aqui podem encontrar um passo a passo (link), por onde me guiei e que achei bastante útil. Ficam umas bolachas bem bonitas e óptimas de sabor, óptimas para crianças ou adultos, e podem utilizar várias cores e vários tipos de sprinkles. Inventem e experimentem, pois vai valer a pena!

Ingredientes
3 chávenas de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1 chávena de chá de manteiga amolecida
1 mais ½ chávena de chá de açúcar branco
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha
Corante azul
Sprinkles q.b.

Preparação
Colocar a farinha, o sal e o fermento numa tigela, misturar e reservar. Numa tigela grande, bater a manteiga amolecida e o açúcar.  Uma vez que a massa esteja bem fofa, adicionar os ovos, a baunilha e misturar bem. Adicionar a farinha à mistura de manteiga com o ovo, envolvendo até ficar uma massa lisa e a farinha ficar totalmente incorporada. Separar a massa em dois pedaços e num destes adicionar o corante azul. Cobrir as massas com papel celofane, de modo que ele toque a superfície da massa. Levar ao frigorífico pelo menos durante uma hora.
Numa superfície enfarinhada, esticar cada bola de massa separadamente, de modo a ficar com cerca de meio centímetro de espessura. Usando um pincel, aplicar um pouco de água na camada mais escura de massa.  Enrolar a massa de cor mais clara em torno do rolo da massa e transferi-lo em cima da camada mais escura. Aparar as arestas, de modo a ficar um rectângulo limpo. Suavemente, começar a enrolar a massa a partir de uma das extremidades mais largas, de modo a ficarmos com um rolo. Num tabuleiro grande, colocar os sprinkles, voltar a pincelar o rolo com um pouco de água e colocar dentro do tabuleiro, rolando com cuidado de modo a agarrar os sprinkles. Enrolar o rolo em papel celofane e levar ao frigorífico por mais uma hora.
Uma vez frio, cortar a massa em círculos com a espessura desejada (eu cortei com cerca de 1cm e, quanto mais fina a lâmina usada para cortá-los, melhor). Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar a forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 8 minutos (depende dos fornos: eu deixei 8 minutos e ficaram ligeiramente dourados demais). Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade. 

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.