22 de outubro de 2012

Um ano depois | Marmelada |


No ano passado, por esta altura, partilhei convosco a receita da marmelada cá de casa. Um ano depois, encertei a última tigela de marmelada. Está mesmo como gostamos: bem rija para se puder cortar à faca e levemente caramelizada. Agora, está na hora de iniciar o processo novamente. Os marmelos já começaram a chegar e, pela casa, já se vai sentido o agradável aroma a marmelada.
Para mim, o início da preparação da marmelada é o início da preparação do Natal, pois já estou a contar os dias para essa época tão especial. Este ano é ainda mais, pois estou mais rica… ganhei mais uma sobrinha! E vocês, já começaram a pensar no Natal?

Ingredientes
1kg de marmelos (sem caroço)
700g de açúcar
½ limão (casca e sumo)
6 colheres de sopa de água

Preparação
Lavar muito bem os marmelos, retirar o caroço e retalhar em pedaços pequenos. Colocar numa panela de pressão, adicionar o açúcar, o sumo e casca do limão e a água. Quando a panela começar a ferver, baixar o lume para o mínimo e deixar cozinhar durante 20 minutos. Retirar todo o vapor da panela e só depois abrir, passando a varinha mágica até ficar em puré. Colocar a marmelada em tacinhas e, ao fim de dois dias, colocar papel vegetal embebido em aguardente por cima, para conservar a dita. Guardar num local escuro e seco.

4 comentários :

  1. Esta receita parece-me óptima vou experimentar

    ResponderEliminar
  2. Faço tal qual como tu e fica sempre uma delicia!!!Já tenho 3 tigelas a secar para depois congelar!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Adoro marmelada e esta está mesmo como eu gosto, rijinha.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto mas nunca fiz.
    Essa esta mesmo como eu gosto.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.