10 de outubro de 2012

Tarte de pêra



A maioria da fruta que trago do pomar dos meus pais é transformada em compotas, pois como somos só dois cá em casa não conseguimos dar vazão a tanta fruta.
No entanto, também vou fazendo pelo meio umas tartes de fruta que ficam sempre deliciosas, modéstia à parte, como foi o caso desta. É uma receita muito simples, faz sempre um brilharete e, se não tiverem peras, poderão confeccionar com qualquer outro fruto. Experimentem!

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
3 peras
50g de manteiga
4 colheres de sopa rasas de açúcar amarelo
1 colher de sopa de água
Canela q.b.
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Descascar as peras e cortar em meias luas. Colocar a manteiga a derreter, numa frigideira que possa ir ao forno, adicionar o açúcar e a água e deixar dissolver o açúcar. Colocar as fatias de pêra, formando círculos concêntricos. Com pedaços mais pequenos de pêra, tapar eventuais aberturas. Levar a lume brando, até que o açúcar caramelize, o que demora cerca de 10 minutos (o caramelo vai borbulhar em volta das peras e, dessa forma, se conseguirá ver a cor que está a tomar). Quando estiver da cor de caramelo claro, retirar do lume. Colocar o disco de massa folhada sobre as peras na frigideira e aconchegar as laterais para dentro. Levar ao forno cerca de 20 minutos ou até a massa folhada ter inchado e estar dourada. Assim que se retirar do forno, desenformar de seguida para um prato, bastando um movimento rápido para virar a tarte para o dito prato. Polvilhar com canela a gosto.

6 comentários :

  1. Que maravilhosa tarte!
    beijinhos
    http://cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. adoro pêras e uma tarte delas deve ser delicioso! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta tarte de pêra tem um aspecto maravilhoso. Ficou tão linda
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Modéstia nada, tá com um aspecto fabuloso Somi! Ai esse caramelo... Yummy!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Oi Somi, sem modéstia alguma ficou divina sua torta.Fiquei aqui imaginando uma fatia com uma bola de sorvete, hummm.Beijos querida e uma bela noite.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.