30 de julho de 2012

Sopa de legumes assados com rosmaninho


O dia de início das férias de Verão ainda vem longe, mas o cansaço já aperta. Logo, a vontade de ir para a cozinha e preparar refeições demoradas é muito pouca. Por isso, tenho optado por refeições de rápida preparação, saudáveis mas nem por isso menos saborosas.
Grelhados, saladas e sopas têm reinado na cozinha cá de casa, como podem ver por esta receita. Esta é uma sopa cheia de sabor, onde a mais valia encontra-se nos legumes serem assados previamente, já que isso faz toda a diferença. Experimentem!

Ingredientes
2 batatas doces pequenas
1 alho francês
4 chalotas
1 fatia de abóbora
½ courgette
Rosmaninho q.b.
Flor de sal q.b.
Azeite q.b.
Água quente q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Descascar as batatas e cortar às rodelas. Descascar as chalotas, partir a abóbora em pequenos cubos, e o alho francês e a courgette às rodelas. Dispor tudo num tabuleiro de ir ao forno, temperar com flor de sal, adicionar os raminhos de rosmaninho e, por último, regar com um fio de azeite. Levar ao forno cerca de 30 minutos, ou até que os legumes estejam assados (convém vigiar para que não se queimem, devendo ser virados a meio da preparação).
À parte, aquecer a água, adicionar os legumes já assados (sem o rosmaninho),  deixar que o caldo levante fervura e, de seguida, retirar do lume. Rectificar o sabor do caldo e triturar tudo com a varinha mágica (convém ajustar a quantidade de água relativamente às quantidades de legumes, e também ao gosto de cada um). Servir com um fio de azeite.

3 comentários :

  1. Olá Somi,

    Como eu te entendo, quando me levanto de manhã lembro-me que falta menos um dia para as férias. São muitos meses de seguida sem férias, deviam estar mais repartidas.

    Nunca experimentei sopa com os legumes assados mas estou muito curiosa por provar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não sou nada de sopas ,mas esta deixou-me com muita vontade de provar....acho que ia adorar.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Oi Somi, as férias ai estão por começar e as daqui se acabaram.A correria esta de volta e a saudade das férias já é grande.Sua sopinha vem bem a calhar no friozonho que está por aqui.Beijos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.