terça-feira, 3 de julho de 2012

Robalo ao sal



Não estamos na melhor altura para ligar o forno da cozinha, pois se a casa já está quente, com o forno ligado fica pior ainda. Mas depois de ter visto esta receita a ser preparada pelo chef Henrique Sá Pessoa no passado Domingo, no programa Ingrediente Secreto, não resisti e tive que experimentar.
Cá em casa gostamos muito de robalo, mas desta maneira nunca tinha preparado, tendo ficado muito satisfeita com o resultado. A pele sai por inteiro e o peixe fica com uma frescura fantástica. Experimentem! 

Ingredientes
1 robalo (com cerca de 700g)
1kg de sal marinho
200g de sal fino
50g de pasta de azeitona
1 ramo de alecrim
1 clara de ovo

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Sem retirar as escamas, limpar bem o interior do robalo e lavar. Colocar o alecrim no interior. Misturar a pasta de azeitona com o sal fino e o grosso, adicionar a clara de ovo. Colocar uma camada de sal no tabuleiro, dispondo o robalo por cima e cobrindo com o restante da mistura de sal e pasta de azeitona, por inteiro. O peixe deve ficar bem isolado, sem entradas de ar. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos.
Servir com batatinhas assadas com azeite, alho e alecrim.

4 comentários :

  1. ADORO ROBALO MAS ASSIM NUNCA FIZ ,MAS HEI-DE EXPERMENTER.
    BJ

    ResponderEliminar
  2. Também adoro robalo e fiquei de olho nesta receita. Mas é como dizes, ligar o forno nestes dias de calor é complicado :p

    ResponderEliminar