29 de junho de 2012

Tarte com compota de cereja escondida | Dorie às Sextas|



Mais uma sexta-feira e cá está mais uma |Dorie às Sextas|. Desta vez trago-vos uma tarte cheia de sabor e que deixou um cheiro incrível pela casa.
Eu adoro o cheiro a bolos em casa mas, quando o tempo começa assim a aquecer, custa-me ligar o forno… Mas quando li os ingredientes desta tarte não resisti, e mesmo com um calor horrível na minha cozinha, liguei o forno e fiz a tarte. E valeu bem a pena, pois ficou deliciosa! Utilizei compota de cereja, mas podem utilizar uma qualquer ao vosso gosto. Experimentem!   

Ingredientes
Base
1 + ¾ chávena de farinha de trigo
½ chávena de açúcar
¼ colher de chá de sal
10 colheres de sopa de manteiga fria
2 gemas grandes
1 colher de chá de extracto de baunilha

Recheio
 chávena de compota de cereja
250g de queijo creme (à temperatura ambiente)
1 chávena de requeijão (à temperatura ambiente)
¾ chávena de açúcar
¼ colher de chá de sal
Uma pitada de canela
Uma pitada de noz-moscada
2 ovos grandes
Açúcar em pó q.b.

Preparação
Para fazer a massa
Colocar a farinha, o açúcar e o sal num processador de alimentos e pulsar apenas para misturar. Acrescentar os pedaços de manteiga e misturar até ficar granulado. Misturar as gemas e a baunilha com um garfo e adicionar, continuando a pulsar até que a massa fique em grumos, sem que se forme uma bola.
Pressionar a massa numa forma de tarde (de aro amovível) com cerca de 23cm (a receita diz que a forma deve estar barrada e polvilhada com farinha). A massa deve cobrir o fundo da forma e subir até cerca de 3cm. Levar ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
Cobrir a massa com papel de alumínio barrado com manteiga, colocar umas pedrinhas ou feijão seco para fazer peso e levar a forno pré-aquecido a 190ºC durante 20 minutos. Retirar o papel e deixar dourar. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Para fazer o recheio
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Misturar a compota e espalhá-la sobre a parte inferior da base (não há problema se a crosta ainda estiver quente).
Colocar o queijo creme e o requeijão no processador e, raspando as laterais da tigela algumas vezes, bater por 2 minutos, até obter uma mistura suave e acetinada. Adicionar o sal, o açúcar e as especiarias e pulsar 30 segundos. Com a máquina ligada, adicionar os ovos. De seguida, deitar o preparado sobre a compota.Por fim, levar ao forno durante 40 minutos, ou até que o recheio tenha inchado uniformemente. Deixar arrefecer dentro da forma sobre uma grelha e desenformar já frio, com a ajuda de uma faca. Refrigerar a tarte ligeiramente antes de servir e polvilhar com açúcar em pó e canela.

10 comentários :

  1. Ficou linda e de sabor imagino que muito bom!


    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Somi,
    Só vou fazer a minha amanhã para levar como sobremesa no almoço de Domingo e também pensei nas cerejas. Embora adore morangos e frutos vermelhos, há que aproveitar esta época magnifica das cerejas. Estou ansiosa por provar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. FICOU LINDA , NÃO LEVES A MAL MAS...ADORAVA TER VISTO O INTERIOR(SOU UMA CUSCA...).
    COM COMPOTA DE CEREJA SÓ PODE TER FICADO ...DELICIOSA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Não se vê o interior mas tendo em consideração os ingredientes deve ser deliciosa.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Que deliciosa, até me apetece ir já para a cozinha fazê-la! Eu comprei os ingredientes, tenho-os ali à espera de se transformarem em tarte, mas como o fim de semana fui para fora, não fiz nada e esta semana tive de optar ou fazia a tarte ou participava no desafio Alsa blogue Challenge, ganhou a Alsa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito bonita mesmo, Sónia. Vamos ver se a mim me sairá com tanta perfeição...
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Somi.
    Ficou muito bonita..e por dentro bem gostosa com as cerejas aparecendo...Adorei a apresentação...
    a minha vou postar amanhã...fiz pequenas e com compota de frutas vermelhas. Bom fim de semana e um beijo da Gina

    ResponderEliminar
  8. Já tre tinha dito no "Grupo" mas repito aqui, ficou bem bonita e de aspecto tentador

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.