1 de junho de 2012

Biscoitos de bagas silvestres | Dorie às Sextas|


Cá estou eu novamente com mais um 'Dorie às Sextas', trazendo nesta ocasião uns biscoitos saborosos, bem sequinhos e estaladiços. A receita original não tinha bagas silvestres e sim amêndoas, mas de resto segui tudo à risca. E, mais uma vez, a Dorie não me desapontou com a receita dela: adorei os biscoitos! Para terminar, quero deixar aqui os meus votos de um FELIZ DIA MUNDIAL DA CRIANÇA!


Ingredientes:
1 cup e ½  de farinha trigo
1 e ½ colher de chá de fermento
¼ colher de chá de sal
½ cup de farinha de milho amarela
110g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
1 cup de açúcar
2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
¾ cup bagas silvestres conhecidas por Cranberries

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 175ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Misturar a farinha, o fermento e o sal. Juntar a farinha de milho e misturar outra vez, com um batedor de varas,  e de seguida reservar.
Com uma batedeira, bater a manteiga e o açúcar durante 3 minutos, até se obter um creme macio. Acrescentar os ovos e continuar a bater por mais 2 minutos. Reduzir a velocidade e acrescentar os ingredientes secos, batendo só até estarem incorporados. Adicionar as bagas e envolver com uma colher de pau.
Despejar metade da massa no tabuleiro preparado. Com a ajuda de uma espátula de silicone, formar um tronco de 30cm de comprimento por 4cm de largura. O tronco será mais rectangular que redondo e será tosco, não uniforme. Com a restante massa, moldar um segundo tronco idêntico ao primeiro.
Levar a assar ao forno durante 15 minutos, ou até que os troncos estejam levemente dourados mas ainda moles ao toque (ter atenção de não colocar os troncos muito juntos, pois a massa com a cozedura tem tendência a expandir). Retirar o tabuleiro do forno e transferir para cima de uma grade, deixando arrefecer durante 30 minutos.
Voltar aquecer o forno a 175ºC. Com uma espátula de metal, transferir os troncos para uma tábua e, com uma faca longa de serra (tipo faca de pão), cortar em fatias de 2 cm de espessura. Colocar as fatias no tabuleiro, desta vez pondo-as na vertical. Levar novamente ao forno por mais 10/15 minutos, até que estejam dourados e firmes. Transferir para uma grade e deixar arrefecer até à temperatura ambiente.

* eu utilizo um medidor de cup, para quem não tem encontram aqui a conversão.

Receita adaptada do livro: Baking From My Home to Yours, da Dorie Greenspan - Lenox Almond Biscotti, Pag. 141.

6 comentários :

  1. A adição de cranberries foi uma excelente ideia! Na minha perspectiva, cranberries e amêndoa fazem uma ligação perfeita. Bjs e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos estes biscoitos. Que maravilha para o lanche.
    BEijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro cranberries, tanto que também adicionei aos meus :)
    Ficaram lindos e são tão apetitosos e viciantes.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Gostei, bastante dos biscoitos, embora não possa dizer que Amei!!! Fiz da maneira original. Os teus devem ter ficado muito mais gostosos com a adição das cranberries.. Ficaram bonitos. Passa lá amanhã na minha casinha.Bom fim de semana e beijos da Gina

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Que ideia original, devem ter ficado muito bons.

    bjs
    Ana

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.