terça-feira, 5 de junho de 2012

Tarte de cereja


Já as podemos encontrar à venda e, pelo o que tenho ouvido, não existem em muita abundância, mas foi uma das melhores colheitas dos últimos anos em termos de sabor. As que têm chegado cá em casa não têm desiludido, já que são saborosas e carnudas. Óptimas para ir petiscando directamente da tigela que se encontra na cozinha, estas tiveram um final diferente. Mas nem por isso pior, já que resultou numa tarte cheia de sabor, com uma base crocante e um recheio que se torna algo húmido devido às cerejas. Muito bom… Experimentem!

Ingredientes
200g de farinha tipo 65
80g de manteiga (à temperatura ambiente)
40ml de água
40g de açúcar
50g de amêndoa moída
2 ovos
130ml de leite
100g de açúcar
300g de cerejas sem caroço

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar os ingredientes para a massa na tigela da batedeira e bater com o gancho da massa, até esta formar uma bola e desprender das paredes da tigela. Retirar a massa e forrar o fundo e as laterais de um tarteira de fundo amovível, com cerca de 25cm. Com um garfo, picar a base e levar ao forno durante cerca de 10 minutos.
Retirar do forno e deixar repousar por 5 minutos. De seguida, dispor as cerejas descaroçadas no fundo da tarteira. Para preparar o recheio, bater todos os ingredientes com a batedeira ou uma vara de arames e distribuir a massa sobre as cerejas. Levar ao forno novamente a 180ºC, por mais 30 minutos. Retirar do forno e colocar numa grelha para arrefecer. Quando estiver quase fria, polvilhar com açúcar em pó.

Fonte: Revista Bimby de Julho de 2012

7 comentários :

  1. eu adoro cerejas e também já as tenho em casa :) tão docinhas e carnudas :) adorei a tarte

    ResponderEliminar
  2. Que bonita está a tua tarte, mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  3. ADORO E TENHO COMPRADO BASTANTES MAS NÃO RESISTO E NUNCA SOBRA PARA FAZER UMA SOBREMESA.
    ESSA TARTE FICOU UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Que linda tarte! Ficou um espectáculo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mas que tarte maravilhosa amiga, linda linda....bjokitas

    ResponderEliminar
  6. Olá Somi,

    Esta tarte parece-me muito deliciosa, espero que não te importes que eu leve a receita, não sei se conheces no facebook o grupo 'doidas pela culinária', pediram à pouco tempo uma receita de tarte de cereja, vou indicar a tua.

    beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Tem um ar muito tentador esta tarte!
    Beijinho

    ResponderEliminar