4 de junho de 2012

Escondidinho de legumes

Para começar bem a semana, trago uma receita muito saborosa, cheia de vitaminas e vegetariana. Sou uma pessoa bastante afortunada, pois tenho pais que produzem alguns legumes e a possibilidade de os comer bem frescos, sem químicos e cheios de sabor. Foi o caso dos espinafres, do pimento e das cenouras utilizadas nesta receita. Na minha opinião, a frescura dos legumes faz toda a diferença no sabor da comida. Para quem nem se aproxima de refeições vegetarianas, experimentem pois não se vão arrepender!

Ingredientes
1 cebola
1 dente de alho
3 cebolinhas primavera
1 pimento doce
8 cogumelos frescos
1 molho de espinafres
2 cenouras
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 tomate
¼ vinho branco
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Puré de Batata
600g de batata
250g de leite
30g de manteiga
Sal e noz-moscada q.b.

Preparação
Colocar a cozer as batatas no leite temperado com sal. Quando as batatas estiverem cozidas, passar por um passe-vite, adicionar a manteiga, envolver tudo muito bem e temperar com noz-moscada e reservar.
Arranjar os espinafres, cortar as cenouras e as cebolinhas às rodelas. Lavar e fatiar os cogumelos, cortar o pimento em pedaços pequenos e reservar tudo.
Alourar em azeite o alho e a cebola picados, juntar a cebolinhas e as cenouras e deixar cozinhar um pouco. De seguida, adicionar o pimento, os cogumelos, a polpa de tomate e o vinho, deixando cozinhar durante cerca de 10 minutos, em lume brando. Adicionar os espinafres e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Temperar com sal e pimenta.
Colocar uma camada de puré no fundo de um tabuleiro refractário, dispor os legumes por cima e finalizar com o restante puré. Guarnecer com rodelas de tomate por cima e levar ao forno a gratinar, durante aproximadamente 20 minutos.

2 comentários :

  1. Uma deliciosa maneira de se comer os legumes, ficou tão apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro empadões e gostei desse teu vegetariano, acho que até o meu marido o comia sem dar por falta da carne ou do peixe!
    E com legumes fresquinhos é sempre melhor:)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.