26 de junho de 2012

Codornizes em cama de puré de batata-doce acompanhadas por cogumelos com molho de moscatel | Desafio Vaqueiro|


Há algum tempo, recebi na minha caixa de correio electrónico um convite da Vaqueiro. No mesmo fui convidada a experimentar os novos produtos da conhecida marca, nomeadamente a “Vaqueiro ideal para bifes com 3 pimentas”, Vaqueiro ideal para aves com tomilho, limão e alho”, “Vaqueiro ideal para porco, com alho, pimentão, louro e alecrim, e “Vaqueiro alho, agora com mais pedaços de alho!” A minha escolha recaiu sobre a Vaqueiro ideal para aves, pois há já algum tempo estava para confeccionar codornizes e gosto muito de utilizar tomilho como tempero. Embora não tenha muito o hábito de utilizar produtos pré-temperados, fiquei bastante satisfeita com o sabor que o tempero deu às codornizes. Experimentem!

Ingredientes (2 doses)

2 codornizes
Flor de sal q.b.
½ limão
1 colher de sopa bem cheia de Vaqueiro ideal para aves

300g de batata-doce (qualidade laranja)
200g de batata
40g de Vaqueiro
± 1dl de leite
Pimenta de moinho
1 dente de alho
Noz moscada
Água q.b.
Sal q.b.

1 chalota
50g de cogumelos frescos
½ cálice de vinho Moscatel
Tomilho q.b.
1 colher de sobremesa de Vaqueiro ideal para aves
Sal q.b.

Preparação do puré
Descascar e lavar as batatas, colocar num tacho juntamente com o alho, cobrir com água e temperar com sal. Levar ao lume e deixar cozer até as batatas estarem macias. Escorrer e reduzir a puré no passe-vite. Adicionar o leite e a vaqueiro e mexer muito bem, até se obter um preparado liso e cremoso. Temperar com pimenta moída na hora e com noz-moscada.
Preparação das codornizes
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Abrir as codornizes e temperar com flor de sal. Numa frigideira que possa ir ao forno, colocar a Vaqueiro ideal para aves, deixar derreter e colocar as codornizes. Deixar alourar cada lado cerca de 3 minutos e, de seguida, regar com o sumo de limão e colocar no forno cerca de 20 minutos. Ao fim de 10 minutos, virar as codornizes e regar com o molho. Retirar a carne e deixar descansar, antes de se partir cada codorniz em quatro pedaços. Reservar o molho.
Preparação dos cogumelos
Picar finamente a chalota e partir os cogumelos em pequenos cubos. Colocar a Vaqueiro numa frigideira, deixar derreter e adicionar a chalota. Deixar alourar e adicionar os cogumelos. Cozinhar em lume brando cerca de 2 minutos. Adicionar o vinho moscatel, o molho das codornizes, o tomilho e o sal. Deixar reduzir o molho.

Servir cada codorniz sobre o puré, acompanhar com os cogumelos e guarnecer com tomilho fresco.

4 comentários :

  1. Uma sugestão muito apetitosa com uma apresentação perfeita.


    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. A tua sugestão é fantástica, gostei imenso da apresentação.

    ResponderEliminar
  3. APRESENTAÇÃO 5*, DÁ LOGO VONTADE DE COMER.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. olá,

    Desafio superadíssimo. Com essa apresentação dá logo vontade de comer tudo.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.