28 de fevereiro de 2012

Arroz de coelho


Mais um jantar, mais uma sugestão de coelho, uma carne muito apreciada cá em casa. Mas tenho-vos a contar que o ingrediente em destaque foi o arroz, que ficou particularmente delicioso, solto mas húmido, com a doçura das passas a dar um contraste diferente ao sabor do coelho. Experimentem!

Ingredientes
1 coelho
1 cebola grande
1 copo de vinho rosé
1 raminho de salsa fresca
2 dentes de alho
Azeite q.b
100ml de polpa de tomate
2 copos de água
2 colheres de sopa de passas
2 colheres de sopa de vinho do Porto
100g de bacon
1 chávena de arroz
Sal q.b

Preparação
Colocar na picadora a cebola e os alhos descascados, o raminho de salsa e duas colheres de sopa de azeite, triturando até ficar uma pasta. Cortar o coelho em pedaços, regar a panela de pressão com azeite, colocar o coelho e por cima a pasta de cebola. De seguida, regar com o vinho rosé, dois copos de água e a polpa de tomate, temperar com sal e levar a cozinhar por 20 minutos após começar a ferver. Ao fim desse tempo, desligar o lume e retirar o vapor da panela. Colocar as passas numa tigela e regar com o vinho do porto, para incharem. Cortar o bacon em pequenos cubos e colocar num tacho, levando de seguida a lume brando só para libertar alguma gordura. Adicionar o arroz e fritar ligeiramente até este ter um tom dourado. Adicionar uma chávena do molho de preparação do coelho, duas chávenas de água quente, as passas e o vinho do Porto. Deixar o arroz cozinhar cerca de 15 minutos. Quando este estiver quase cozido, desligar o lume e deixar tapado mais 5 minutos, para absorver a água restante. Enquanto se prepara o arroz, deixar a panela do coelho em lume brando (com a tampa aberta), para apurar o restante molho.

6 comentários :

  1. Adoro arroz de coelho! A minha mãe faz um delicioso, sem tomate, apenas com o coelho, cebola, alho e cenoura. Este teu ficou muito bonito, tenho que experimentar esta versão :)

    ResponderEliminar
  2. Apesar de não ser uma carne que cozinha muitas vezes, adoroooo...e este arroz abriu-me o apetite, ficou 5*****
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por aqui todos gostamos imenso de coelho, a tua sugestão é mesmo boa!

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa também gostamos imenso de coelho. Gostei da tua sugestão. Bem saborosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. DEIXEI DE COMER COELHO , MAS ACHEI O ASPECTO DESSE BEM DELICIOSO.
    POR HOJE FICO-ME PELO ARROZ QUE PARECE-ME EXCELENTE.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. adoro coelho, arroz de coelho não muito. Mas o teu ficou apelativo
    Bjs

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.