segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bolachas de granola | Dorie às Sextas|


Por vezes o tempo não chega para tudo… Esta receita devia, na verdade, ter sido partilhada convosco na sexta-feira, como bem indica o título. Já aqui anteriormente partilhei o desafio Dorie às Sextas, esta é mais uma das receitas que nos foram propostas. Estas bolachas são simplesmente fantásticas: quem comeu adorou e não sobrou nenhuma para contar história. Até foram intituladas “as melhores bolachas que fizeste até hoje”!
Deixo-vos a receita original, com indicação das alterações que fiz. Não deixem de experimentar, que não se vão arrepender. Só vão achar é que sabe a pouco!

Ingredientes (24 bolachas grandes)
3 chávenas de granola (flocos de aveia, passas, sementes de girassol, sementes de sésamo, arroz tufado, flocos de aveia)
3/4 de chávena de passas (não utilizei, a granola já continha)
1/2 chávena de amendoins sem pele, salgados (não utilizei)
1/2 chávena de amêndoas em lascas (não utilizei)
1/2 chávena de coco ralado 
1/3 de chávena de gérmen de trigo
1/2 chávena de pepitas de chocolate negro com 70% de cacau (extra receita)
200g de manteiga sem sal amolecida
3/4 de chávena de açúcar mascavado escuro
1/4 de chávena de açúcar branco
1 ovo grande
1/4 colher de chá de sal 
1 chávena de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sobremesa de aroma de baunilha ( extra receita)

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º graus. Forrar dois tabuleiros com papel vegetal. Bater a manteiga com os açúcares durante 5 minutos, até se obter um creme fofo. Numa tigela, colocar a granola, o coco ralado, o gérmen de trigo e as pepitas de chocolate, envolvendo tudo muito bem. Juntar o ovo, o sal e o aroma de baunilha e voltar a bater por mais um minuto. Reduzir a velocidade e adicionar gradualmente a farinha, até estar tudo muito bem envolvido. Por fim, adicionar a mistura da granola com uma colher de pau e misturar tudo. Com a ajuda de uma colher de gelado, distribuir bolas de massa pelos dois tabuleiros, tendo o cuidado de deixar 1,5cm de distância entre elas. Espalmar cada bola ligeiramente com os dedos. Colocar os dois tabuleiros no forno durante 12 minutos e, a meio desse tempo, trocar os tabuleiros de posição. Por fim, retirar as bolachas e deixar arrefecer sobre uma rede própria para o efeito.

5 comentários :

  1. Ficaram lindas! Preciso repetir esta receita usando chocolate, todas as que vi ficaram muito apetitosas!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Letrícia, também tenho de reperir com o chocolate. :)

    beijinhos

    http://clavelscook.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Somi,
    Ficaram lindas e super gulosas essas bolchinhas... Entao acompanhadas por um cha, ou cafezinho não pode ser melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei todas as bolachas de granola que vi e fiquei com imensa curiosidade em experimentar. Estou com dificuldades em escolher a receita, já te tinham todas um excelente aspecto, como têm estas tuas! E acredito que o sabor seja maravilhoso :)

    ResponderEliminar