23 de janeiro de 2012

Minestrone


Minestrone para os Italianos, ‘sopa de entulho’ para Portugueses: este é, basicamente, um caldo com legumes, carne e massa. Receitas existem muitas pela Internet e em livros de culinária mas, no essencial, a intenção é aproveitar legumes da época, adicionar as proteínas da carne e os hidratos da massa e fazer uma sopa que aconchegue a alma. E esta soube mesmo bem nestes dias de frio…

Ingredientes
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
2 batatas
6 fatias de bacon
1 chávena almoçadeira de ervilhas
100ml de polpa de tomate
1 caldo de galinha “natura”
1 colher de sopa de salsa fresca picada
1 ½ L de água quente
100g de esparguete (partido em pequenos pedaços)
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Ferver a água, juntar o caldo de galinha e reservar. Descascar a cebola e cortar em pequenos cubos, repetindo o processo para as cenouras e as batatas. Cortar o bacon em tiras e picar os alhos. Numa panela, colocar um bom fio de azeite e adicionar a cebola e o alho, deixando estufar até a cebola estar transparente, adicionar o bacon e deixar alourar por mais 3 minutos. Colocar as batatas, as cenouras, o tomate, as ervilhas e deixar estufar mais 5 minutos em lume brando, mexendo sempre. Adicionar a água, temperar com sal e deixar os legumes cozer. Quando estes estiverem al dente adicionar a massa e deixar cozer. Por fim, adicionar a salsa, mexer a sopa e servir.

3 comentários :

  1. Gosto muito de sopa de entulho, a minha avó era especialista nelas! Lembro de uma que levava feijão vermelho, couves com umas folhas muito verde-escuras e penne. Uma maravilha!

    ResponderEliminar
  2. UMA SOPA BEM RECONFORTANTE.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.