12 de janeiro de 2012

Rolinhos de porco com couscous de ervilhas e cogumelos


A primeira vez que fiz couscous cá em casa foi a medo, com o receio de não gostar. Mas gostei! Por isso, de vez em quando é presença na nossa mesa e, assim, trago-vos hoje mais uma sugestão. É muito simples de fazer e pode ter um sem número de combinações de ingredientes, podemos dar largas à nossa imaginação. Desta vez, para acompanhar o couscous confeccionei uns rolinhos de porco, feitos a partir de duas bifanas que andavam perdidas no congelador. Bom apetite!

Ingredientes (2 doses)
2 bifanas de porco (grandes)
2 fatias de queijo de fatia
1 chávena de ervilhas congeladas
4 cogumelos frescos
150ml de couscous
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de mostarda
Azeite q.b.

Preparação
Cozer as ervilhas em água temperada com sal, retirar as ervilhas e reservar a água. Colocar o couscous numa tigela e adicionar 150 ml de água da cozedura das ervilhas, abafar bem a tigela e deixar repousar 5 minutos. Cortar os cogumelos em pedaços pequenos, colocar numa frigideira* com azeite e deixar estufar, retirar os cogumelos e reservar. Temperar as bifanas com sal e um pouco de pimenta moída na hora, colocar uma fatia de queijo em cada, enrolando e prendendo com um palito de modo a ter-se um rolinho. Temperar o exterior do rolinho com mostarda e, numa frigideira que possa ir ao forno, selar os rolinhos com um pouco de azeite até ficarem lourinhos e, de seguida, colocar no forno pré aquecido a 180ºC por 15 minutos, para acabar de cozinhar. Adicionar as ervilhas e os cogumelos aos couscous, envolver tudo muito bem e temperar com um fio de azeite. Empratar os rolinhos e os couscous e acompanhar com tomate temperado com azeite, limão e orégãos.

* (Utilizo a mesma frigideira para saltear os cogumelos e selar os rolinhos de porco, aproveitando assim os sucos dos cogumelos.... e sujando menos louça!)

4 comentários :

  1. Há que aproveitar todos os bocadinhos e transformá-los numa saudável e excelente refeição. Cá por nada tentamos, sempre que possível, adoptar o lema do "nada se perde, tudo se transforma" :)

    ResponderEliminar
  2. Também ando para provar à muito... :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Somi,
    Uma refeição super apetitosa... Eu gosto muito de couscous, então com esses rolinhos que delicia : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A mistura de sabores ficou óptima, que maravilha de refeição tu aí tens!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.