31 de janeiro de 2012

Favas guisadas com cogumelos e salsichas


Pode-vos parecer muito estranha esta combinação, mas posso garantir-vos que fica muito, mesmo muito saboroso. O homem cá de casa deliciou-se a comer estas favas, não fosse ele um fã incondicional. Por isso, tenho sempre favas cá em casa, já que na altura delas preparo saquinhos e coloco no congelador. Esta combinação surgiu de uns cogumelos frescos que precisavam de ser consumidos e um pedido de favas para o jantar mas, para incrementar mais um bocadinho, decidi juntar umas salsichas. Uma delícia!

Ingredientes
1 cebola
2 dentes de alho
6 fatias de bacon
Favas q.b.
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 lata de salsichas
6 cogumelos frescos
1 raminho de salsa
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Colocar as favas numa panela e cobrir com água, colocar o raminho de salsa e temperar com sal. Levar a cozer cerca de 1 hora. Reservar as favas e a água. Picar a cebola e o alho, cortar o bacon às tiras pequenas e laminar os cogumelos e as salsichas. Refogar a cebola e os alhos com azeite. Quando a cebola estiver “murcha”, adicionar o bacon e deixar alourar. De seguida, adicionar os cogumelos e as salsichas, deixando refogar por 3 minutos. Colocar a polpa de tomate e um copo de água de cozer as favas, temperar com sal e pimenta e deixar estufar em lume brando cerca de 10 minutos (se for necessário juntar mais água de cozer as favas). Colocar as favas e envolver tudo muito bem, deixando apurar em lume brando mais 10 minutos. Polvilhar com salsa e servir.

(Podem aproveitar logo para cozer uma porção maior de favas, que podem ser utilizadas em outra refeição; experimentem retirar a pele das favas já frias e passar numa frigideira com azeite e alho em pó, ficam fantásticas.)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.