quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Empadas de leitão


Nesta época festiva é normal que sobre alguma comida e, como não estamos em época de desperdiçar nada (e nunca foi hábito cá em casa estragar comida), dei uma nova “roupagem” ao leitão que sobrou do Natal. Assim, aqui vos deixo uma óptima sugestão para aproveitamento de sobras de carne. Eu utilizei leitão, mas podem utilizar outro tipo de carne e, se não quiserem confeccionar logo, podem congelar.

Ingredientes
300g de leitão
2 cenouras  (cortadas em pequenos cubos)
1 cebola grande
2 dentes de alho
½ água quente
4 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de farinha
150ml de leite
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Para a massa:
½ copo de água
2 colheres de sopa de azeite
300gr de farinha
100gr de manteiga
2 ovos
Sal q.b.

Preparação:
Picar a cebola e o alho e levar a refogar em azeite, num tacho. Adicionar a cenoura e ½ copo de água a ferver e deixar estufar cerca de 10 minutos. Acrescentar depois o leitão desfiado e temperar com sal, pimenta e a salsa picada. Deixar cozinhar e acrescentar a farinha, envolvendo bem. Juntar depois o leite e deixar engrossar, para formar um molho espesso. Rectificar os temperos e deixar arrefecer. Numa tigela, bater bem os ovos inteiros com o sal. Aquecer a água numa panela, juntamente com a manteiga e o azeite. Deixar arrefecer um pouco e juntar os ovos batidos, mexendo bem. Incorporar a farinha peneirada e mexer bem, até que a massa se despegue da panela. Colocar a massa na pedra da mesa, amassar muito bem e bater ligeiramente. Embrulhar a massa num pano e deixar repousar durante uma hora. Untar as forminhas metálicas e estender a massa, cobrindo as formas de maneira a que ultrapasse um pouco as bordas. Introduzir o recheio e tapar com uma tampa redonda de massa. Unir as bordas da tampa com as do forro da forma, pincelar com gema de ovo e levar ao forno a 180ºC a assar, cerca de 25 minutos.

Para congelar as empadas basta colocá-las num tabuleiro (sem retirar das formas) e levar ao congelador cerca de 12 horas (ao fim desse tempo já podem ser colocadas num saco). Para as confeccionar basta levar ao forno, ainda congeladas, durante 30 minutos.

4 comentários :

  1. Bem verdade que dá para qualquer altura do ano e com qualquer carne que nos tenha sobrado! Ficaram muito fofas :)

    ResponderEliminar
  2. Uma óptima sugestão para se aproveitar as sobras de leitão!

    ResponderEliminar
  3. Uma maravilha amiga, também é uma opção minha fica uma maravilha....bjokitas

    ResponderEliminar
  4. ADORO LEITÃO, TANTO QUE AQUI NUNCA SOBRA.
    ESSAS EMPADAS DEVEM SER DELICIOSAS.
    BJS

    ResponderEliminar