26 de junho de 2015

Petiscos de Verão


Cá por casa adoramos petiscar na varanda quando as noites começam a aquecer. Por isso, aproveitamos ao máximo o fim-de-semana para usufruir da varanda e fazer refeições mais descontraídas. Estes chips de batata-doce são mesmo bons e fazem sempre um grande brilharete numa mesa de petisco. O único problema é mesmo não conseguir parar de comer. Quanto aos croquetes, estes são sempre presença assídua, com o molho de mostarda a realçar o seu sabor. Viva ao Verão e viva aos petiscos!

Ingredientes

Chips 
1 Batata-doce grande
Azeite para fritar
Sal q.b.
Orégãos q.b.

Molho para os croquetes
1 colher de sobremesa (bem cheia) de mostarda em grão
1 colher de sobremesa de sumo de limão
2 colheres de sobremesa de molho de soja
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sopa de azeite

Bolinhas de carne
300g de restos de carne de frango cozido
60g de manteiga
1 dente de alho picado
2 chalotas picadas
60g de farinha de trigo
1,5dl de leite
2 ovos
Sal e pimenta q.b.
Pão ralado
Óleo para fritar

Preparação
Para preparar o molho, colocar todos os ingredientes num frasco e agitar várias vezes. Num tacho, derreter a manteiga, juntar o alho e a cebola e alourar. Adicionar a farinha e mexer até estar tudo bem ligado. Mexendo sempre, sobre lume brando, adicionar o leite e mexer até descolar do fundo. Adicionar a carne picada e temperar com sal e pimenta q.b. Retirar do lume e adicionar um ovo previamente batido. Levar novamente ao lume até formar uma bola. Retirar e deixar repousar no frigorífico durante pelo menos uma hora. Moldar as bolinhas e passar por ovo batido e pão ralado. Fritar em óleo bem quente e colocar sobre papel absorvente, para retirar o excesso de gordura.
Lavar e secar a batata-doce e, com a ajuda da mandolina, cortar em rodelas finas. Retirar o excesso de humidade com papel absorvente e fritar em óleo de amendoim, bem quente, para ficarem estaladiças. Colocar sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Servir polvilhadas com sal e orégãos secos.


2 comentários :

  1. Tudo tão bom e perfeito para esta altura do ano! Adoro chips de batata-doce, são mesmo a perfeição. Também fiquei de olho nas bolinhas de carne, que bonitinhas :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.