13 de fevereiro de 2014

Guinness e chocolate |primeiro estranha-se, depois entranha-se|


Cá em casa não se comemora o dia dos namorados. Fundamentalmente, porque não é preciso ser dia dos namorados para fazer um jantar especial ou trocar presentes. Por isso, não vos trago nada de particular para esse dia, mas sim uma receita muito especial, para os dias em que queiram partilhar algo de muito bom com as pessoas que amam. Foi esse o caso deste bolo, partilhado entre amigos e família. Podem pensar que é combinação algo estranha, mas posso garantir-vos que é muito bom, resultando num bolo húmido e com uma cobertura que se derrete na boca. Experimentem!

Receita (adaptada daqui Nigella`s recipes)

Ingredientes
250ml de cerveja Guinness
250g de manteiga sem sal
75g de pó de cacau
400g de açúcar
140ml de natas
2 grandes ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
275g de farinha de trigo
2 ½ colheres de chá de bicarbonato de sódio

Para a cobertura
250g de queijo mascarpone
150g de açúcar em pó
125ml de natas frescas

Preparação
Pré-aquecer o forno em 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de mola de 23cm com fundo amovível. Numa panela, colocar a cerveja e a manteiga. Aquecer até a manteiga derreter. Retirar do lume e juntar o cacau em pó e o açúcar. Envolver até estar tudo incorporado. Reservar. Numa tigela, bater os ovos com as natas e a essência de baunilha. Juntar à mistura de Guinness, envolvendo tudo. Misturar a farinha ao bicarbonato e juntar à mistura anterior. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 45 minutos. Ao fim desse tempo, retirar do forno, colocar sobre uma grade e deixar repousar para arrefecer completamente.
Para preparar a cobertura, colocar o mascarpone numa tigela, juntamente com o açúcar em pó. Bater com a batedeira em velocidade baixa, até o açúcar dissolver. Adicionar as natas e voltar a bater, até obter uma mistura homogénea e consistente para barrar. Colocar no frigorífico até servir o bolo. Por fim, desenformar o bolo, colocar a cobertura e servir. 

4 comentários :

  1. Hum, deve ser delicioso.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  2. Já uma vez fiz um bolo de chocolate e Guinness e é mesmo uma delícia :) O teu está lindo.

    ResponderEliminar
  3. Já fiz e adorei fica com uma textura deliciosa e húmida.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.