21 de fevereiro de 2014

Entremeada com cidra e batata-doce



As receitas rápidas durante a semana, os assados lentos para o fim-de-semana, pois é nessas alturas que o tempo não é pouco para despender na preparação das refeições. Assim, liga-se o forno (que também aquece a casa) e deixa-se a carne assar lentamente, a espalhar um aroma agradável pela casa. Claro que este tipo de carne é raramente utilizada cá em casa, mas o ‘mal’ que faz compensa o bem que sabe. Acompanhada por umas batatas-doces estaladiças, soube divinalmente bem. Experimentem!

Ingredientes
600g de entremeada (com pele)
½ garrafa de cidra
1 colher de sopa de pimentão-doce
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho de soja
Sumo de uma laranja
1 colher de sopa de sementes de mostarda
1 colher de sopa de sementes de funcho
Azeite q.b.
Batatas-doces q.b.
Sal q.b.
Oregãos secos q.b.
  
Preparação
Preparar a marinada com o pimentão-doce, o mel, o sumo de laranja, o molho de soja e a cidra. Realizar uns cortes na pele da entremeada, de modo a fazer uma quadrícula. Colocar a entremeada num saco, juntamente com a marinada, deixando a marinar no frigorífico durante pelo menos duas horas.
Num tabuleiro refractário, colocar um fio de azeite e dispor a entremeada por cima, regando de seguida com a marinada. Distribuir as sementes por cima. Colocar no forno a 200ºC durante os primeiros 30 minutos, para tostar a pele; depois, reduzir para 160ºC e deixar assar durante mais duas horas. Para preparar as batatas, lavar bem a batata-doce e tirar a pele, cortando-a em rodelas finas. Dispô-las no tabuleiro,  forrado com papel vegetal, separadamente (não podem ficar sobrepostas). De seguida, temperar com sal e orégãos. Assar em forno pré-aquecido a 220ºC, durante aproximadamente 20 minutos.  

1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.