2 de dezembro de 2013

Tarte de avelã e chocolate


Para começar a semana da melhor maneira, trago-vos uma sobremesa com um sabor intenso de chocolate, daquele que se derrete na boca. Por aqui os preparativos para o Natal já se iniciaram e, da cozinha cá de casa, começaram a sair as primeiras compotas para oferecer. E vocês, já começaram a preparar o vosso Natal? Acreditem, esta tarte é uma óptima sugestão para a vossa mesa. Experimentem!

Ingredientes
Base:
60g de miolo de avelã
200g de farinha
60g açúcar
120g de manteiga

Recheio:
125g de chocolate de culinária
20g de cacau em pó
50g de açúcar
50g de mel
50g de manteiga  
1dl de natas
3 ovos
Raspas de chocolate branco q.b.
  
Preparação
Ligar o forno e pré-aquecer a 160ºC. Colocar as avelãs, a farinha e o açúcar no robot de cozinha e triturar bem as avelãs. Adicionar a manteiga em pequenos pedaços e voltar a triturar, até ficar com aspecto de areia grossa. Distribuir a massa numa forma de mola de 20cm e pressionar com os dedos, de modo a forrar o fundo e os lados da forma, compactando bem a mistura. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos. Reservar.
Partir o chocolate em pedacinhos para dentro de uma taça de vidro, juntar o cacau, o açúcar, o mel, a manteiga cortada em bocadinhos e as natas e levar ao lume em banho-maria, mexendo com uma vara de arames até ficar tudo misturado, derretido e homogéneo. Adicionar os ovos e continuar a mexer com a vara de arames, até estarem bem incorporados. Distribuir a massa na forma e voltar a levar ao forno a 180ºC, durante mais 10 minutos. Deixar arrefecer, colocar no frigorífico durante pelo menos 3 horas e só depois desenformar. Polvilhar com raspas de chocolate branco e servir.

p.s. É importante levar ao frigorífico, pois eu não levei e, ao desenformar, as laterais cederam ligeiramente. 

5 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.