10 de dezembro de 2013

Bacalhau confitado em cama de puré de grão


O bacalhau é rei para o homem cá de casa, é mesmo dos ingredientes preferidos dele. Esta é mais uma sugestão para o preparar, de cozedura lenta mas de fácil de preparação e que resulta muito bem. Claro que, com o bacalhau, tinha de vir o seu amigo – o grão. E assim foi feita a festa: bacalhau com grão, mas com uma roupagem nova. Experimentem!
  
Ingredientes
2 lombos de bacalhau
3 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite q.b.
1 frasco de grão cozido
1 colher de sopa de manteiga
50ml de leite
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Salsa fresca picada q.b.
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 100ºC. Numa assadeira, colocar os lombos de bacalhau, três dentes de alho esmagados e uma folha de louro, regando com azeite até o bacalhau ficar todo submerso. Colocar a assadeira no forno e deixar cozinhar a baixa temperatura durante uma hora, para que o bacalhau cozinhe lentamente, sem que o azeite ferva.
Aquecer o grão em água a ferver, retirar e colocar num robot de cozinha. Adicionar a manteiga, o leite e dois dentes de alho previamente assados com o bacalhau. Depois, triturar até obter um puré espesso. Temperar com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Servir de imediato com os lombos, regado com o azeite de preparação do bacalhau. Polvilhar com salsa fresca picada e servir.


2 comentários :

  1. Gostei imenso desta receita, simples de confecionar e bem deliciosa, pois a confeção a baixa temperatura deixa outro sabor nos alimentos.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.