30 de dezembro de 2013

Adeus 2013


Acho que nunca aqui agradeci o carinho com que me têm tratado, desde que cheguei a este mundo dos blogues. O meu muito obrigado pelos comentários que me deixam diariamente. Só peço desculpa de não responder, mas o tempo é pouquíssimo para tudo.
Eis que chegámos à altura do ano de que mais gosto: o Natal. Desde criança que gosto desta quadra, de tudo o que representa e, claro, apesar de gostar de receber, gosto mais ainda de oferecer e, principalmente, de ver a família reunida. O fim de ano está a aproximar-se, o Natal já passou e, ao contrário dos anos anteriores, não me encontro em estado de festa. Provavelmente porque, em meu redor, tenho pessoas que não estão atravessar a melhor fase das suas vidas e a tristeza delas espelha-se no meu estado de alma. Mas não podia deixar acabar o ano sem vos deixar um doce e agradecer todo o carinho e alegrias que este cantinho me tem proporcionado. Adeus 2013! Despeço-me com um estado de alma triste, mas com a esperança de que o novo ano me traga mais alegria. Desejo-vos tudo o que desejo para mim: saúde e felicidade.


Cheesecake de chocolate | receita da Leonor Sousa Bastos|

Ingredientes
70g de bolacha Maria
20g de açúcar mascavado
40g de manteiga derretida e fria
500g de queijo creme
170g de açúcar
15g de cacau
1 pitada de sal
3 ovos pequenos
1 gema
75g de natas para bater (32-35% de M.G.)
100g de chocolate de culinária
100ml de natas para bater

Preparação
Pré-aquecer o forno a 160/165ºC e preparar um tabuleiro para cozer em banho-maria. Untar a forma de 20cm, de mola, com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal. Moer a bolacha com o açúcar, num robot de cozinha, juntar a manteiga derretida e misturar bem. Espalhar uniformemente a massa de bolacha no fundo da forma e pressionar com uma colher, unindo-a. Colocar no frigorífico enquanto prepara o recheio. Bater o queijo com o açúcar e o sal até que fique cremoso. De seguida, adicionar o cacau e bater bem. Bater os ovos e a gema e juntar aos poucos à mistura de queijo, batendo sempre. Por fim, adicionar as natas e bater até que esteja homogéneo.
Colocar o creme na forma e bater, com a forma sobre a mesa, para evitar borbulhas de ar. Colocar a forma dentro do tabuleiro com água quente e deixar cozer durante cerca de uma hora, ou até que esteja firme mas o centro ceda ligeiramente. Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer completamente. Embrulhar a forma com película aderente e refrigerar durante a noite.
Para preparar o ganache, partir finamente o chocolate e colocar numa taça. Ferver as natas ao lume ou no microondas e verter sobre o chocolate. Mexer até que esteja com um aspecto liso e brilhante.
Colocar o cheesecake num prato de servir e servir coberto com o ganache quente. 

1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.