26 de fevereiro de 2013

Pudim de compota de ameixa


A receita que hoje vos trago foi retirada do Flagrante Delícia e adaptada por mim. A original contêm doce de pêssego, mas eu optei por doce de ameixa feito por mim. Considerado pelo homem cá de casa como o melhor pudim dos últimos tempos, houve quem achasse que era doce de mais... Para mim está no ponto perfeito, com uma textura bem densa e um sabor forte a ameixa. Não é daqueles pudins que se coma em grandes quantidades, mas sim um para ser apreciado e degustado em pequenas porções. Assim como eu adaptei para o doce de ameixa, certamente poderá utilizar-se outros. Experimentem e depois contem-me! 

Ingredientes (forma de 16cm de diâmetro):
125 g de açúcar
30 ml de água
150 g de açúcar
8 ovos
80 ml de sumo de limão
200 g de compota de ameixa
7 g de maizena
12 g de manteiga derretida

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Para preparar o caramelo, colocar a água e 125g de açúcar numa frigideira anti-aderente, levando de seguida ao lume até o açúcar ficar caramelizado. Retirar do lume e colocar numa forma de pudim.
Triturar a compota até que fique homogénea, caso ela contenha pequenos pedaços de frutas (o que não foi o caso). Misturar todos os ingredientes e passar a mistura por um coador, desfazendo bem a maizena com a ajuda de uma colher. De seguida, deitar o preparado na forma caramelizada.
Colocar a forma dentro de um recipiente e encher com água, de modo a que metade da forma fique imersa. Cozer durante 1 hora até que o pudim esteja firme.

Receita original aqui:  Flagrante Delícia

4 comentários :

  1. Portanto se bem entendi é como um pudim de ovos feito em banho maria mas com sabor a ameixa, que é um dos meus frutos preferidos em doce... minha rica sericaia!...

    Parece-me bem. Obrigado, Somi.

    Beijim! ;-)
    Giuseppe
    my blog
    my facebook

    ResponderEliminar
  2. Bem.......tem uma textura que dá logo vontade de comer :)
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.