18 de fevereiro de 2013

Cataplana de marisco



Um dos presentes que recebi pelo meu casamento foi uma cataplana e estava desejosa de experimentá-la, mas ainda não tinha tido oportunidade. Como um destes dias tive alguns familiares para jantar, juntei a vontade com a oportunidade. Além do mais, é uma maneira fácil de preparar uma refeição e que fica sempre bem à mesa.
No entanto, o resultado final não ficou bem ao meu gosto, pois faltava um pouco de sal. É o que faz estar constipada e o paladar não estar a 100%!... Para a próxima irá ficar melhor de certeza, pois existirão muitas oportunidades futuras, onde a cataplana irá ser usada inúmeras vezes. Dito isto… Experimentem!

Ingredientes 
500g de berbigão
500g de gambas
400g de lombos de tamboril (congelado) 
400g de lulas em argolas (congeladas) 
2 cebolas 
1 lata grande de tomate pelado 
1 colher de sopa de açafrão das Índias 
1 folha de louro 
Tomilho fresco
4 dl de vinho branco 
Azeite q.b.
5 dl de água 
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Coentros q.b.


Preparação
Colocar o berbigão de molho em água e sal. Ir mudando a água várias vezes, até o berbigão largar toda a areia. Colocar o tamboril e as lulas a descongelar. Descascar e cortar as cebolas em rodelas, deitar na cataplana e levar a alourar com o azeite. Juntar o conteúdo da lata de tomate pelado, tapar a cataplana e deixar cozinhar durante cerca de 15 minutos, sobre lume brando. De seguida, abrir a cataplana e desfazer o tomate com uma colher de pau. Juntar o açafrão das Índias, diluído num pouco de água, o louro e o tomilho. Regar com o vinho branco e a água. Temperar com sal e pimenta, tapar a cataplana e deixe apurar mais 10 minutos. Voltar a abrir a cataplana, introduzir o berbigão, as lulas, o tamboril (cortado em cubos) e as gambas. Fechar a cataplana e deixar cozinhar durante mais 15 a 20 minutos, sempre em lume brando. Servir de imediato polvilhado com coentros frescos picados e acompanhado por arroz basmati.

Receita retirada daqui : Vaqueiro 

8 comentários :

  1. Que bela cataplana, também tenho uma e adoro fazer lá cozinhados :) A tua ficou com um aspecto super delicioso :)E mais vale sal a menos que a mais hehehe

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Oh, ainda não tenho cataplana mas, está nos meus planos :)
    Susy

    ResponderEliminar
  3. Uma aventura, simplesmente delicioso consultar este site!..
    Obrigada pelas "dikas" saborosas..
    Pipas :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.