22 de fevereiro de 2013

Arroz doce de chocolate branco e framboesas


O arroz doce é um dos meus doces preferidos. Seja este feito com leite-creme, ovos ou até mesmo nesta versão de chocolate branco, gosto dele bem cremoso e com o arroz “al dente”, de preferência quente e retirado directamente da panela. Adoro mesmo retirar os restinhos de arroz que ficam agarrados à casca do limão. Para mim, é uma sobremesa muito reconfortante mas, curiosamente, raramente confecciono em casa. Isso deve-se a que, sempre que me apetece arroz doce, basta pedir que ele aparece à minha porta, feito com muito carinho, o que lhe dá um sabor especial e, por muito que eu siga a receita à risca, não consigo fazer igual.
Quando encontrei esta receita num dos meus blogues eleição, o Coco e Baunilha, fiquei com bastante curiosidade de experimentar. Quando a ocasião se proporcionou, fiquei bastante satisfeita com o resultado final, pois ficou bastante cremoso e com um sabor fantástico a baunilha. As framboesas são óptimas para desenjoar, mas numa das taças utilizei antes raspas de chocolate preto de culinária e posso dizer que ficou igualmente muito bom. Experimentem!  

Ingredientes
½ L de leite meio-gordo
50g de açúcar
100g de arroz 
½ vagem de baunilha
50g de chocolate branco para culinária da Pantagruel
50g de framboesas frescas

Preparação
Colocar o leite e o arroz num tacho, cortar a vagem de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, raspar o interior e juntar ao leite. Quando o arroz estiver cozido, adicionar o açúcar e envolver muito bem. Picar o chocolate finamente, retirar o arroz do lume e adicionar o chocolate, envolvendo muito bem até o chocolate derreter e incorporar todo. Distribuir por taças, servindo frio ou morno, decorado com framboesas ou raspas de chocolate negro.

Fonte original da receita: Coco e baunilha


10 comentários :

  1. Também fiquei de olho nessa receita quando a vi no Coco e Baunilha. Mas como tu, também eu tenho arroz doce sempre que o peço, por mãos que o fazem de uma forma que ainda não consigo reproduzir...

    ResponderEliminar
  2. Vou ter que experimentar! que aspecto delicioso...
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Deve ser muito saboroso com chocolate branco! Incrível!*

    ResponderEliminar
  4. que aspecto tão bom ;) gostei mto! bjs

    ResponderEliminar
  5. Somi,
    Uma sobremesa linda e com um aspeto maravilhoso...
    Com chocolate branco deve ter ficado uma delicia :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro arroz doce! E agora este pequeno pecado?? Com chocolate branco? Deve ser delicioso!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.