16 de julho de 2012

Salmão com couscous de açafrão


Agora que os dias já nos proporcionam a possibilidade de almoços na varanda, pude voltar a grelhar no carvão. Gosto muito de ir comprar peixe fresco ao Domingo de manhã, fazer um pequeno brasido, grelhar e almoçar com todas as calmas do mundo, na minha varanda, claro.
Para temperar o peixe utilizei o sal da “Casa do Sal”,  da Figueira da Foz. O peixe ficou bastante aromático e com um travo bastante saboroso. Para acompanhar, preparei um couscous com sabores bem frescos. Acho que foi desta que o Verão chegou, e eu já comecei a contar os dias para ir de férias. Mas ainda falta tanto…

Ingredientes (2 doses)
1 rabo de salmão escalado
Sal (com orégãos + hortelã mourisca + um pouco de alho)
1 cenoura cortada em pequenos cubos
250ml de água de cozer as cenouras
250ml de couscous
Azeite q.b.
Sal q.b.
3 a 4 folhas de hortelã
1 colher de café de açafrão

Preparação
Cozer a cenoura em água temperada com sal. Depois de cozida, retirar a cenoura, adicionar o azeite, as folhas de hortelã frescas picadas e o azeite. Deixar levantar fervura e, de seguida, retirar do lume. Colocar o couscous num recipiente, adicionar a água, tapar e deixar descansar cerca de 5 minutos. Destapar, mexer com um garfo, adicionar a cenoura, regar com um fio de azeite e envolver tudo.
Temperar o salmão com um fio de azeite e o sal, deixando repousar meia-hora. Grelhar o peixe de modo a este não ficar muito chamuscado, de modo a não perder os seus sucos. Servir de imediato com o couscous.

Podem ver os produtos da Casa do Sal aqui 
Receita do couscous veio daqui http://ondecantaorouxinol.wordpress.com/

3 comentários :

  1. Ola Sónia! Que boa ideia para uma refeição. Couscous: foi um prato que nunca fiz, mas este seu deixou-me com vontade de experimentar. O seu da vontade de comer. :))

    Biejo

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Que coisa boa. adoro peixe , com o couscous ficou demais.

    Bjs

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.