10 de julho de 2012

Ratatouille em cama de beringela


As novidades aqui no meu cantinho têm sido com menos frequência, por duas razões: primeiro, o clima começa a aquecer e as refeições tornam-se mais leves, à base de grelhados, saladas e sopas; a outra razão deve-se ao meu novo regime alimentar, já que apenas posso comer um conjunto muito restrito de alimentos.
Só agora é que tive noção das dificuldades que as pessoas têm em alimentar-se, quando não podem ingerir produtos com glúten, leite, ovos, entre outros. Cá em casa tem sido algo complicado, mas aos poucos vou-me adaptando. A receita que vos trago hoje faz parte da revista Bimby do mês de Julho, é uma conjunção saborosa de legumes e bem saudável. Fiz umas pequenas adaptações, já que na receita original os enrolados de beringela são acompanhados com molho de pimentos. No entanto, eu optei por colocar uma pequena quantidade de queijo e levei a gratinar. Tenho de confessar que o recheio ficou muito saboroso, mas a beringela não é dos legumes que eu goste mais. De qualquer modo, experimentem!

Ingredientes (2 doses)
1 beringela
Sumo de 1 limão
1 colher de café de sal
Pimenta q.b.
1 colher de chá de folhas de orégãos secos
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
30g de abóbora
½ courgette
1 alho francês pequeno
4 folhas de manjericão
100g de tomate pelado sem sementes
Mistura 3 queijos para gratinar q.b.
Azeite q.b.
Cebolinho q.b.
Orégãos q.b.

Preparação
Cortar a beringelas em fatias sob o comprimento, com cerca de 1cm de espessura. Temperar com o sumo de limão, o sal e os orégãos, deixando a marinar cerca de 30 minutos. Cozer as fatias das beringelas a vapor durante 10 minutos ou até as fatias estarem macias, mas firmes o suficiente para serem manejadas (não deixar cozer demais) e colocar de parte para arrefecerem. Picar a cebola e os alhos, descascar a cenouras e ralar, cortar o alho francês em fatias muito finas e partir a abóbora e a courgette em pequenos cubos. Numa frigideira, colocar o azeite, a cebola e o alho e deixar refogar em lume brando, até a cebola ficar translúcida. Adicionar os legumes, excepto o tomate, e deixar estufar por 5 minutos. Adicionar o tomate, com ajuda do garfo desfazer o mesmo, temperar com sal, pimenta e orégãos e deixar cozinhar por 15 minutos.
Sobre cada fatia de beringela, colocar uma colher de sopa do recheio de legumes e enrolar no sentido do comprimento. Colocar num tabuleiro que possa ir ao forno, polvilhar com os queijos e levar a gratinar durante 5 minutos. Servir de imediato, polvilhado com cebolinho fresco.

Para quem não pode comer queijo, servir com o molho de pimentos sugerido na receita original.
1 dente de alho
50g de pimento vermelho assado
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 colher sopa de orégãos sem folha secos
Triturar tudo junto e servir por cima dos enrolados de beringela.

6 comentários :

  1. Ficou com óptimo aspecto. Muito apetitosa!
    Eu gosto de beringela e desde que vi essa receita na revista da Bimby que, a coloquei em lista de espera para muito breve.
    Gosto bastante deste tipo de refeições.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Bem saudável esta tua receita!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Muito original, a decoração ficou mesmo bonita e o ratatui devia estar muito saboroso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parece-me delicioso! Já tenho experimentado receitas deste tipo, de legumes recheados com outros legumes e fico sempre muito bem, por vezes bastante "cheia" :) Aprendi a gostar de beringelas há pouco tempo. Com isso aprendi também de que temos de insistir por vezes com alguns alimentos, por isso não há quase restrições na minha cozinha a nível de ingredientes :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.