4 de julho de 2012

Cuscuz com camarão e sementes de sésamo


Eu gosto muito de cuscuz. Na minha opinião, é daqueles ingredientes que tanto serve de acompanhamento como de ingrediente principal de uma refeição. Sendo versátil, e muito rápido de preparar, é ideal para os dias de Verão que vão chegando muito discretamente, por entre a chuva que insiste em aparecer, sendo uma óptima sugestão para uma refeição. Para hidratar o cuscuz utilizei chá de cardamomo, que dá um aroma fantástico e um sabor limonado, muito fresco e saboroso. Experimentem!

Ingredientes
200g de cuscuz
200ml de água
2 cardamomos
Sumo de limão q.b.
Azeite q.b.
12 camarões
1 cenoura grande
½ chávena de chá de rebentos de soja
2 chalotas
1 colher de sopa de óleo de sésamo
Flor de sal q.b.
Molho de soja q.b.
Sementes de sésamo q.b.

Preparação
Para preparar o chá, fazer como qualquer outro: ferver a água com o cardamomo levemente esmagado, apenas para exalar mais perfume. Deixar o fervedor tapado por alguns minutos, coar e hidratar o cuscuz. Deixar o cuscuz descansar tapado cerca de 5 minutos. Ao fim desse tempo, separar o cuscuz com um garfo. Temperar com azeite e sumo de limão e reservar.
Retirar a casca do camarão e o intestino com ajuda de uma faca, temperando de seguida com flor de sal. Descascar a cenoura e cortar em pequenos palitos. Picar a chalota e colocar num wook com óleo de sésamo, até esta alourar. De seguida, colocar as cenouras e uma colher de sopa de óleo de soja, deixando as ditas cozinhar. Adicionar os rebentos de soja e o camarão, mais molho de soja, e deixar cozinhar durante 4 a 5 minutos. Empratar o cuscuz com o camarão e polvilhar com sementes de sésamo.  

4 comentários :

  1. Estamos em sintonia, a mim só me escapou o cuscuz :p

    ResponderEliminar
  2. Olá Somi! Mas que belo cuscuz nos trazes hoje! Tão belo e apetitoso.. Realmente é um ingrediente muito prático, devia dar-lhe mais atenção! eheh
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Olá Somi
    Que delicia de prato, adoro camarão e cuscuz.Ficou muito bonito e apetitoso. Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.