12 de julho de 2012

Bolo de iogurte com recheio de doce de morango e cobertura de mascarpone para uma princesa


Este foi um dos bolos que têm saído da cozinha cá de casa, feito especialmente para uma das minhas sobrinhas que completou 6 primaveras. Quando os meus sobrinhos fazem anos, são eles que escolhem a massa e o recheio para o seu bolo, e esta foi a escolha da minha princesa. Já a decoração ficou ao meu critério: uma bailarina muito “pink”, tal como ela gosta. Ficou um bolo fresco e bem fofinho, experimentem!

Ingredientes
Bolo (fiz o dobro da receita)
5 ovos
1 iogurte (utilizei cremoso açucarado)
3 copos* de açúcar
3 copos* de farinha
1 copo de óleo
½ colher de chá de essência de baunilha

Recheio
1kg de morangos
500g de açúcar
½ limão

Cobertura
200g de queijo mascarpone
200 ml de natas
70g açúcar em pó


Preparação

Doce de morango
Lavar bem os morangos, secar, retirar os pedúnculos e cortá-los às rodelas. Juntar o açúcar aos morangos, bem como o sumo de limão, e envolver bem, deixando ficar a macerar de um dia para o outro. Colocar num tacho e levar ao lume, deixando ferver em lume brando até o doce estar no ponto. Para verificar quando o doce está no ponto, basta retirar um pouco para um prato, deixar arrefecer brevemente e passar com uma colher, de modo a abrir uma “estrada”. Se o doce não voltar a juntar-se é porque está no ponto. Colocar o doce em fracos bem lavados e esterilizados, fechar bem e deixar arrefecer com o frasco virado com a tampa para baixo. 

Bolo de iogurte
Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar duas formas redondas de 20cm com manteiga e polvilhar com farinha. Separar as gemas das claras, bater estas até ficarem em castelo firme e, de seguida, reservar no frigorífico. Bater as gemas com o açúcar, até ficar um creme fofo e ter dobrado de volume. Adicionar a farinha e o fermento aos poucos, e ir batendo entre cada adição.  Adicionar o óleo, a essência e, por fim, envolver as claras. Distribuir a massa pelas formas e levar ao forno cerca de 35 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado na parte central dos bolos. Deixar arrefecer 5 minutos antes de desenformar. Deixar arrefecer bem, antes de rechear e cobrir.

Creme mascarpone
Colocar numa tigela o mascarpone e as natas e, com a batedeira eléctrica, bater em velocidade média até ficar em creme. Sem desligar a batedeira, adicionar o açúcar, continuando a bater até ficar um creme espesso.

Para montar o bolo
Depois do bolo esfriar, aparar a parte de cima (de modo a ficar uniforme) e cortar o bolo em duas partes iguais. Rechear os bolos com doce de morangos. Sobrepor os bolos, intercalando com creme de mascarpone. Cobrir o bolo e as laterais com o restante creme mascarpone. Polvilhar com enfeites de açúcar e decorar a gosto.

12 comentários :

  1. LINDO, UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE. BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  2. Tão perfeito, a sobrinha aniversariante deve ter ficado muito feliz com um bolo que é um miminho muito especial! Hei-de tentar essa cobertura, que me parece ficar mais sólida do que uma que experimentei. Como pôes os enfeites nas partes de lado do bolo? Desculpa, mas é que não entendo mesmo nada de decoração de bolos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, colocar os enfeites de lado foi um autêntica saga. O que fiz foi colocar os enfeites numa colher de sobremesa e com muito cuidado inclinar o bolo e literalmente mandar os enfeites, é claro que muito não agarram e caem. Repeti o processo inúmeras vezes, mas lá consegui :)

      Eliminar
  3. Gosto muito do seu bolo, simples mas muito bonito. E as coisas simples que sai sempre os melhores sabores: gosto muito do seu bolo.

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns à sobrinha e à tia pq o bolo ficou perfeito!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Lindo. :)

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! O bolo está lindo. Escolhi esta receita para o bolo de aniversário da minha irmã, mas fiquei sem saber em que faze da preparação se adiciona o Iogurte? Obrigada.Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falhou-me a escrever a receita, o iogurte adiciona-se a seguir de ter batido os ovos com açúcar. Obrigada pela visita ao meu cantinho :-) bjs

      Eliminar
    2. Obrigada! E mais uma vez parabéns pelo seu magnífico trabalho. Bj* Ana Martins

      Eliminar
  7. Olá, o bolo deve estar delicioso! Quando recheia o bolo com o doce coloca também o mascarpone junto ao doce? Obrigada 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloco uma camada de doce e depois o mascarpone.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.