24 de fevereiro de 2012

Tarte Tatin | Dorie às Sextas|


Mais uma sexta-feira e mais um desafio Dorie às Sextas. A escolha desta semana recaiu sobre a tarte tatin e tenho de vos contar algo: foi a melhor tarte de maçã que provei até hoje! Não me contentei com uma fatia, tive que repetir e ainda fiquei com vontade de comer mais um pedacinho… De certeza que irá ser uma receita repetida muitas vezes cá em casa, pois fiquei totalmente fã. Experimentem também!   

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
6 maçãs Fuji médias
100g de manteiga
6 colheres de sopa rasas de açúcar

Preparação
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Descascar as maçãs e cortar em quartos. Colocar a manteiga a derreter numa frigideira que possa ir ao forno, tendo o cuidado de distribuir a manteiga pelas laterais da frigideira. Retirar do lume e polvilhar o fundo da frigideira com o açúcar. Colocar as maçãs, com o lado redondo voltado para baixo, formando círculos concêntricos. Com pedaços mais pequenos de maçã, tapar eventuais aberturas. Levar a lume médio, até que o açúcar caramelize, o que demora cerca de 10 minutos (o caramelo vai borbulhar em volta das maçãs e por aí se conseguirá ver a cor que está a tomar). Quando estiver da cor do caramelo, retirar do lume. Colocar o disco de massa folhada sobre as maçãs na frigideira e aconchegar as laterais para dentro. Levar ao forno cerca de 25-30 minutos ou até a massa folhada ter inchado e estar dourada. Assim que se retirar do forno, desenformar de seguida para um prato, bastando um movimento rápido para virar a tarte para o prato. Distribuir o restante caramelo que ficou na frigideira sobre a tarte, deixando arrefecer pelo menos 10 minutos antes de servir.

8 comentários :

  1. São saborosas e ficam lindas! E depois não queremos mais nenhuma tarte. Experimenta com outras frutas, fica igualmente maravilhosa!

    ResponderEliminar
  2. Linda!!!Eu comia uma fatia de bom agrado a acompanhar o café.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Que belo aspecto! Já comia uma fatia!

    ResponderEliminar
  4. Ai, perfeita! Parabéns pela bela tarte!

    ResponderEliminar
  5. Que tarte tão linda. Fiquei mesmo com vontade de fazer. Já comia uma fatia :)

    Beijocas e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. FICOU FANTÁSTICA ESSA TARTE E COMO ADORO TARTES DE MAÇA ESSA NÃO ME ESCAPAVA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.