3 de fevereiro de 2012

Tagliatelle com camarão


Como já devo ter dito anteriormente, cá em casa adoramos massa, seja ela fresca ou seca. Um dos meus objectivos pata este ano é aventurar-me a fazer massa fresca cá em casa mas, enquanto isso não acontece, compro na secção dos frescos no supermercado. Para quem não tiver essa oportunidade, basta utilizar massa seca, pois fica igualmente saboroso. Uma receita simples, como já é habitual por aqui, porque para complicado já basta a vida! Se bem que, por vezes, esta seja muito simples, nós é que a complicamos e isso também se aplica às receitas. Por vezes lemos e dizemos «isto é muito complicado!» e nem sequer tentamos mas, na realidade, até são muito simples. O que é preciso é coragem e vontade de experimentar. É o que me tem acontecido com a massa fresca mas, um destes dias, vou contar aqui como foi esta nova aventura!

Ingredientes
Tagliatelle fresco q.b.
20 camarões
1 delícia de sapateira
1 cebola pequena
1 dente de alho
½ pimento vermelho
4 colheres de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeitonas pretas descaroçadas q.b.
Salsa fresca picada q.b.

Preparação
Colocar o camarão num tacho com água temperada com sal. Depois de estar a ferver, deixar cozer por 5 minutos e, ao fim desse tempo, retirar o camarão e passar por água fria, para parar a cozedura. Descascar o camarão, tendo o cuidado de retirar a tripa, deixando alguns com a cabeça para guarnecer o prato, e reservar a água. Picar a cebola e o alho, cortar em tiras finas o pimento e a delícia de sapateira. Levar a cebola e o alho a refogar em azeite. Quando esta estiver “murcha”, adicionar o pimento e o tomate, 1 copo de água de cozer o camarão e deixar refogar por mais 5 minutos, em lume brando. Adicionar a delícia de caranguejo e os camarões, temperar com sal e pimenta e adicionar mais um pouco de água, deixando apurar em lume brando por 5 minutos (se estiver muitos seco basta adicionar mais um pouco de água). Enquanto o molho apura, cozer a massa conforme as instruções da embalagem. Quando estiver cozida, retirar do tacho, escorrendo a água e adicionar directamente no molho, envolver muito bem, polvilhar com salsa fresca picada e guarnecer com as azeitonas e o camarão.

4 comentários :

  1. Este ano também quero experimentar fazer massa fresca hehehe e enquanto isso não acontece também vou comprando. Prato delicioso :)

    ResponderEliminar
  2. Receita requintada e de fácil confecção.Parabéns!
    Beijinhos da Maria

    ResponderEliminar
  3. Gosto sempre das sugestões de massa, são bem fáceis de fazer e sempre deliciosas!

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto :p :p
    Deve ter ficado mesmo deliciosa.
    Beijinhos,
    Rita Cardoso

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.