5 de setembro de 2011

Sopa de peixe


Tendo deixado aqui no cantinho algumas receitas de sopa de peixe, trago-vos hoje mais uma. Trata-se de uma maneira diferente, mas igualmente saborosa, de confeccionar este prato. Eu utilizei tamboril, mas podem utilizar qualquer outro peixe. No entanto, aconselho-vos a utilizarem amêijoas de boa qualidade, pois fará toda a diferença no sabor final do caldo. Para quem gosta, na hora de servir, adicionem croutons e coentros frescos picados.

Ingredientes (10 doses)
500g de lombo de tamboril
350g de camarão
500g de amêijoas
125ml de azeite
2 cebolas grandes (picadas)
2 dentes de alho (picados)
4 tomates maduros (cortados em cubinhos)
1 cenoura picada
100g de farinha de milho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Sal q.b.

Preparação:
Numa panela com 2,5l de água a ferver, temperada com sal, adicionar o tamboril e o camarão, deixando cozer durante 7 minutos. Após esse tempo, retirar o tamboril e o camarão e deixar arrefecer. Descascar os camarões, reservando as cascas e as cabeças. Desfiar o peixe, tendo o cuidado de, previamente, retirar todas as peles e espinhas do dito. Juntar as cascas e as cabeças do camarão à água e deixar ferver durante 5 minutos. Passado esse tempo, retirar as cascas e as cabeças do caldo e coar o mesmo.
Numa panela, levar ao lume o azeite, a cebola, o alho, a cenoura, o tomate aos pedaços e a polpa de tomate. Deixar tudo refogar muito bem. Adicionar o caldo, reservando um pouco para dissolver com a farinha, e deixar ferver por 10 minutos. Dissolver a farinha com um pouco de caldo. Passar a sopa com a varinha mágica e adicionar a farinha, mexer tudo muito bem e deixar ferver. Juntar o safio, o miolo de camarão e as amêijoas, deixar as amêijoas cozinharem até abrirem e estará pronto a ser servida.

Receita retirada da revista Sabor Intenso- Agosto 2011

3 comentários :

  1. APESAR DE RARAMENTE COMER SOPA, ADOREI ESTA.
    FICOU COM EXCELENTE ASPECTO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem rica esta sopinha, bem apetitosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu não resisto a uma sopa de peixe, quando vou a peniche não pode faltar!! optimo aspecto, bjks

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.