segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bacalhau gratinado com legumes


Mais um início de semana e mais uma ementa semanal para preparar… Tenho de admitir que, em certos dias, a imaginação é muito pouca e a paciência de transcrever uma receita, passo a passo, de algum livro ou revista também não é muita. Para esses dias reservo este tipo de refeição: simples, rápida, saborosa e, melhor ainda, possível de confeccionar com os legumes disponíveis no frigorífico.

Ingredientes
2 postas de bacalhau (cozido)
2 cenouras
½ alho francês
1 cebola grande
1 molho de espinafres
½ pimento
2 dentes de alho
½ copo de vinho branco
Azeite q.b.
Sal q.b.
150g de queijo emmental (ralado)
250ml (aproximadamente) de molho bechamel (250 ml de leite, 1 colher de farinha e duas colheres de manteiga, sal e noz-moscada)

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Preparar o molho bechamel, levando ao lume um tachinho com 2 colheres de sopa de manteiga. Deixar derreter e juntar 1 colher de sopa de farinha bem cheia. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, 250ml de leite quente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal e pimenta e reservar. Limpar o bacalhau de espinhas e pele, desfiar e reservar. Cortar a cebola, as cenouras e o alho francês em rodelas pequenas. Lavar muito bem os espinafres, para retirar toda a areia, picar os alhos e cortar o pimento às tiras.
Fazer uma cebolada, com a cebola, alho e azeite, adicionar o bacalhau, o alho francês, o pimento, as cenouras, o vinho branco e sal, e deixar estufar em lume brando. Quando as cenouras estivem cozidas, adicionar os espinafres e o molho branco, envolver tudo muito bem e rectificar os temperos. Colocar numa tigela refractária e finalizar com queijo ralado. Levar ao forno a gratinar cerca de 20 minutos.

3 comentários :