7 de setembro de 2011

Empanadas de atum


A sugestão que vos trago hoje é óptima para um almoço fora de casa. Retirei a receita da revista Bimby, pois apesar de não ter uma bimby (com muita pena minha, mas o orçamento não dá para tudo), gosto de comprar mensalmente a revista. Tem óptimas receitas e costumo adaptá-las à cozinha de “tacho e panela”. Utilizei massa de compra, de que já aqui antes vos falei, mas deixo a receita da massa que vinha com a receita original.

Ingredientes (12 doses)
12 discos de massa
1 cebola grande
4 tomates frescos
½ pimento verde
1 raminho de salsa
2 latas de atum escorrido
1 colher de chá de açúcar
15g de farinha
1 gema de ovo (para pincelar)
Sementes de papoila q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Picar o tomate, a cebola e o pimento e levar a refogar em azeite, cerca de 5 minutos. De seguida, adicionar a salsa picada, o atum desfeito, o açúcar, o sal e a farinha e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Deixar arrefecer um pouco antes de colocar na massa.
Distribuir o recheio pelos discos de massa, na medida de uma colher de sopa cheia, juntando as pontas da massa de modo a ficar com uma meia-lua. Repetir o processo com todos os discos. Colocar as empanadas num tabuleiro forrado com papel vegetal, dissolver a gema com um pouco de água e pincelar as empanadas. Por fim, polvilhar com as sementes de papoila. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos.

Receita original (Revista Bimby – Setembro de 2011)
Para fazer a massa basta misturar todos os ingredientes num robot de cozinha e deixar descansar. Depois é só estender a massa com o formato que desejar.
350g de farinha espiga, tipo 65
130g de margarina
1 ovo
35g de água
Sal q.b.

3 comentários :

  1. Somi
    Ficaram tão apetitosas estas empanadas..ando para fazer esta receita faz um tempão, a minha vontade duplicou ao ver estas maravilhas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou com muito bom aspecto. Gosto muito. Bjs

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.