28 de setembro de 2011

Salada de camarão e marmelo


Começou a época dos marmelos cá em casa, logo a produção de marmelada já começou! Mas não é só para marmelada que os marmelos servem. Ficam fantásticos para acompanhar uma carne assada no forno, ou até mesmo para guarnecer uns camarões numa salada. Haja imaginação e marmelos também…

Ingredientes
Alface q.b.
200g de camarão (descongelado, sem casca)
½ requeijão
1 marmelo grande
3 colheres de sopa de pinhões
1 colher de sopa de vinho do Porto
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá rasa de açúcar amarelo
1 dente de alho
Azeite q.b.

Molho (vinagrete de mostarda e mel)
4 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de chá de mostarda com grão
2 colheres de chá de mel
Sal q.b.

Preparação
Numa tigela de vidro, colocar todos os ingredientes indicados para o molho. Misturar muito bem com um grafo, deixando as sementes de mostarda inteiras, e reservar.
Fritar o camarão com azeite e um dente de alho picado, mas não deixando fritar muito, de modo a que este não fique seco. Descascar o marmelo e retirar o caroço, cortar às fatias e cozer em pouca água. Levar os pinhões ao lume, numa frigideira antiaderente, para tostarem ligeiramente. Retirar os pinhões e adicionar as fatias de marmelo cozidas e escorridas, juntar o açúcar e a manteiga, e deixar alourar em lume brando. Quando o marmelo estiver dourado, adicionar o vinho do Porto e deixar levantar fervura, até o vinho evaporar.
Numa travessa, colocar a alface lavada e cortada a gosto, colocar por cima o camarão e regar com o molho preparado. Dispor o requeijão partido em pedaços, o marmelo e os pinhões. Regar com um fio generoso de azeite e servir na hora.

4 comentários :

  1. Não sou grande apreciadora de marmelos, mas gosto de os juntar em assados de forno misturados com a carne, ficam bons.
    Gostei também desta tua sugestão, é diferente e bem apetitosa!

    ResponderEliminar
  2. Somi,
    Eu gosto muito de marmelos... O problema e' que aqui no estado onde vivo não se encontram. Gostei muito dessa saladinha : ) Esta com um aspecto bem apetitoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ai que delicia, gostei bastante da combinação. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está uma excelente ideia para utilizar marmelos. Confesso que, para além de marmelada, nunca os utilizei em mais nada, mas a ideia de os assar no forno com carne ou mesmo esta salada de camarões parece realmente boa. E como estamos na época deles, nada como experimentar.
    bjis

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.