1 de junho de 2011

Mimos para as crianças


A todas as crianças que fazem parte da minha vida, aqui vos deixo hoje um beijinho muito grande!
Claro que não poderia deixar passar o dia Mundial da Criança sem deixar aqui uma receita para os mais pequenos: bolachas com cobertura de glacé! Um miminho que as crianças adoram e que também faz as delícias dos graúdos... Podem ser decoradas com várias cores e ter o formato que quiserem, basta utilizar um cortante a gosto e adicionar corante alimentar ao glacé.

Ingredientes
175g de farinha com fermento
175g de açúcar
60g de manteiga
1 ovo
Pauzinhos de madeira (tipo para espetadas)

Cobertura:
1 clara
100gr de açúcar em pó
Confeites

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Derreter a manteiga no micro-ondas e reservar. Bater os ovos com o açúcar, juntando alternadamente a farinha e a manteiga. Amassar a massa, de modo a formar uma bola. Embrulhar a massa em papel celofane e levar ao frigorífico, durante pelo menos uma hora. Estender a massa numa superfície enfarinhada e cortar as bolachas a gosto (utilizar um cortante de tamanho grande).
Dispor as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal, ou um tapete de silicone, colocar um palito de madeira em cada bolacha e levar ao forno por 7 minutos. Ter em atenção: quando retirar as bolachas do forno elas estarão muito macias, mas assim que começarem a arrefecer irão endurecer.
Para preparar a cobertura, bater a clara em castelo e adicionar o açúcar, tendo em atenção que a clara não pode ficar muito dura. Se quiser que fique colorida bastará juntar corante.
Só quando as bolachas estiverem frias deverá colocar a cobertura, utilizando um saco de pasteleiro de bico fino ou a com ajuda de uma colher, barrando as bolachas com o glacé. Decorar a gosto com os confeites e deixar secar de um dia para o outro.

Neste caso, coloquei as bolachas dentro de saquinhos de celofane e fechei com uma fitinha de cetim. Conservam-se assim cerca de 2 semanas.

3 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.