16 de junho de 2011

Sabores da Páscoa - Teco Lameco



A primeira vez que comi este doce foi num dos meus restaurantes preferidos – O meu Gatinho, em Cinfães. Adorei! Fiquei muito curiosa em encontrar a receita, invulgar até no nome e, pelo visto, é mesmo uma receita muito pouco divulgada. Procurei em várias fontes, escritas e digitais, e durante muito tempo não encontrei nada. Curiosamente, fui encontrar a receita num blogue brasileiro, com a referência de um doce de doçaria conventual portuguesa. Mais tarde, encontrei uma referência a um doce típico do Crato, Alto Alentejo. Ainda não consegui desvendar este pequeno mistério, mas achei que era a receita ideal para concorrer ao concurso da Nestlé – Sabores da Páscoa e, além disso, foi uma presença cá em casa na mesa de Páscoa, onde foi a rainha do almoço!

Ingredientes
500g de açúcar
250g de amêndoa moída e pelada
35g de manteiga sem sal
10 gemas
2 ovos
300ml de água
1 pau de canela
Canela em pó q.b.
Açúcar em pó,q.b.

Preparação
Levar o açúcar e a água ao lume, com o pau de canela, até estar em ponto de pérola.
Retirar do lume e juntar a amêndoa e a manteiga. Levar de novo ao lume e deixar engrossar. Deixar arrefecer, misturar os ovos e as gemas (ter atenção que deve estar mesmo frio, para as gemas não cozerem) e juntar uma pitada de canela a gosto.
Depois de muito bem misturado, colocar numa forma de aro muito bem untada, forrada com papel vegetal também untado. Levar ao forno a 180ºC cerca de 40 minutos.
Depois de desenformado, deixar arrefecer e decorar com açúcar em pó.

4 comentários :

  1. O aspecto é fantástico, mas pelos ingredientes é mesmo uma bomba!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Este é o meu tipo de doce: Bomba calórica. Doce até mais não e uma pequena (mínima) facada para o figado, mas muito bom para a ALMA!!
    Obrigado Somi.

    FTD

    ResponderEliminar
  3. Pelos ingredientes...Parece-me muito bem...Tenho a certeza que conforta mesmo a alma!
    bjocas

    ResponderEliminar
  4. É de facto um doce tradicional alentejano do Crato - Alto Alentejo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.